-
A questão deveria ser anulada, ou o gabarito alterado para D (acho).
Segundo o manual de formação de brigadistas do ICMBIO (http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf):
Método direto - Nesse caso se atua diretamente na margem da frente de avanço do fogo, onde se constrói a linha de controle. O trabalho pode ser executado aplicando água, por sufocação, empurrando o material ardente para dentro, jogando terra e cortando e raspando o material vegetal.
Método paralelo - Consiste em construir a linha a uma distância variável da margem das chamas (em geral, superior a três metros) em forma paralela ao avanço, especialmente nos flancos, de maneira a ir reduzindo o comprimento da cabeça em forma de cunha.
Assim, a alternativa B está ERRADA, visto que traz a definição do método paralelo, e não direto.
-
Se alguém puder explicar o erro da D... ;/
-
Outra questão elaborada pela banca Cespe que demonstra que a alternativa B está incorreta.
Q901966 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Analista - Engenharia Florestal
Julgue o item seguinte, relativo à prevenção e ao combate a incêndios florestais.
O método direto de combate a incêndio florestal consiste em construir a linha de fogo a uma distância variável da margem das chamas (em geral, superior a três metros) em forma paralela ao avanço, especialmente nos flancos, de maneira a reduzir o comprimento da cabeça em forma de cunha.
Gabarito: Errado
-
A b) tá errada mesmo, mas a d) também está, os ventos fortes fazem com que a mancha da queimada siga uma direção bem clara, facilitando a identificação do local de origem.