SóProvas


ID
20077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O presidente do BACEN atribuiu o interesse do investidor estrangeiro no país à maior previsibilidade da economia local. Inflação baixa e estabilidade macroeconômica têm sido determinantes para o crescimento do investimento direto estrangeiro no Brasil. "A economia brasileira hoje é bastante previsível, o que contribui para o ingresso dos recursos que ajudam o país a seguir na rota do crescimento sustentável. Há muita cobrança por um BACEN mais ousado, que corte mais rapidamente os juros, mas é preciso lembrar que a estabilidade é fruto da política monetária atual", afirmou o presidente.

Gazeta Mercantil, jun./2007 (com adaptações).

Acerca das atribuições dos diversos órgãos do SFN relacionados a taxa de juros e inflação, julgue os itens subseqüentes.

Determinar a taxa da meta de inflação oficial é atribuição do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Alternativas
Comentários
  • As decisões do COPOM tem como objetivo CUMPRIR AS METAS PARA A INFLAÇÃO definidas pelo CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em CARTA ABERTA AO MINISTRO DA FAZENDA, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
  • Conselho Monetário NacionalÉ o órgão responsável por expedir as diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.Suas principais atribuições são:???? Estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia. Por exemplo, é competência do CMNdefinir a meta de inflação no País e disciplinar todos os tipos de crédito.???? Regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.???? Estabelecer medidas de prevenção ou correção de desequilíbrios econômicos
  • CERTO.Conforme a LEI Nº 4595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Art. 3º - A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:II - regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os SURTOS INFLACIONÁRIOS ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;
  • Verdadeiro. O CMN determina a taxa da meta de inflação oficial.O COPOM determina a meta da taxa SELIC (taxa de juros) justamente para cumprir as metas da inflação feita pelo CMN.Lembrando que taxa de juros é um instrumento para controlar a inflação.
  • Correto. Dentre as atribuíções do CMN está "Estabelecer a meta de inflação"
  • o que pode confundir a cabeça do candidato é que quem determina a selic é o copom, PORÉM é justamente através da selic que o copom
    busca atender às METAS ANTERIORMENTE FIXADAS PELO CMN PARA INFLAÇÃO...
  • "CORRETA"
    Este fato é fixado pelo Decreto 3.088. Veja o trecho do Decreto:
    “Art. 1o Fica estabelecida, como diretriz para fixação do regime de política monetária, a sistemática de "metas para a inflação".
    § 1o As metas são representadas por variações anuais de índice de preços de ampla divulgação.
    § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.
    Com isso, podemos notar que após proposta do Ministério da Fazenda, cabe ao Conselho Monetário Nacional definir a meta de inflação.
  • ESSA QUESTÃO PODE GERAR ALGUMA DÚVIDA. QUEM DETERMINA AS METAS PARA INFLAÇÃO É O CMN MAIS QUEM DEFINE A TAXA É O COPOM, OU SEJA, O BACEN. OBSERVEM QUE A QUESTÃO FALA EM TAXA PORTANTO CONSIDERO ESTA QUESTÃO MAL ELABORADA.

    SAUDAÇÕES
  • Ronaldo, 
    você está confundindo a Meta da inflação, com a meta da taxa selic. São definidas por CMN e COPOM, respectivamente.
  • Não estou entendendo o motivo de todos esses comentários sobre COPOM e nem por que o comentário do Alan e Cia foi considerado ruim, já que foi o único que realmente explicou o porquê de a questão estar certa.

    É muito simples: O CMN é quem determina a meta de inflação. Essa meta é expressa em termos de uma taxa (ex.: 4,5%). Só isso.
  • otima explicação Agno Freitas

  • Sobrei que nem chuchu na sopa!!!

  • CMN: Determina a meta da inflação 

    COPOM: Determina a meta da taxa de juros (selic meta)

  • Melhor errar agora do que no dia da prova. -.-

  • HAHAHAHAHHAHAHAHAHA

    A TAXA da META é ótimo cespe!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Sim e ele faz isso através do COPOM

  • CORRETO

    CMN: Determina a meta da inflação.

    COPOM: Através de políticas monetárias e da alteração na meta da taxa SELIC, tenta atingir essa meta.

    IBGE: Vai lá e, através do Índice de Preços ao Consmudor Amplo (IPCA), mede a inflação, divulgando-a ao mercado.

    Na prática:

    CMN se reúne e diz: "Olha, a inflação para o ano de 2023 deverá ser de 3,25%"

    COPOM: "Pessoal, bora trabalhar! Os chefões disseram que a meta é 3,25%, vamos, através da política monetária e das alterações na meta da taxa SELIC, atingir esse objetivo.

    IBGE: "Quanto será que está a inflação? Vou colher dados de uma cesta de serviços durante um tempo e divulgar esse aumento ou diminuição dos preços".

    Se o COPOM não atingir a meta estipulada pelo chefão, ele precisa escrever uma carta aberta dizendo os motivos: "Olha CMN, não atingimos por isso, isso e isso".

    Bons estudos! :)

  • Exato. As metas e os intervalos de tolerância da inflação serão fixados pelo CMN.

    Decreto 3.088/1999:

    § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN [...]

    Resposta: Certo

  • O CMN - Conselho Monetário Nacional, determina a taxa meta de inflação;

    O COPOM determinar a SELIC - taxa básica de juros. A SELIC possui duas classificaçãoes: A SELIC over, que é a taxa real do dia a dia, e a SELIC meta, que é a taxa meta a ser alcançada.

  • Decreto 3.088/1999:

    § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN [...]

    O CMN determina as metas de inflação oficial e o COPOM determina a meta taxa selic.