GABARITO E: 2. GESTÃO DO DESEMPENHO
Um conceito mais amplo que o de avaliação de desempenho é o de gestão do desempenho, que se apresenta atualmente como o modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance de metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos. O planejamento, a partir da missão, visão, análise do ambiente interno e externo da empresa, identifica as metas a serem alcançadas. Em seguida, vem o acompanhamento das ações, para verificar se estão de acordo com as metas estabelecidas, identificar as discrepâncias entre as ações realizadas e esperadas e, então, desenhar as ações de desenvolvimento e capacitação.
A gestão do desempenho envolve não só a avaliação de desempenho, mas todo o ciclo para que ela ocorra. Esta gestão é fundamental, pois só assim a organização sabe o valor que cada um está agregando à organização, quais os resultados e como aproveitá-los melhor.
O ciclo de desempenho é estruturado para permitir à organização conhecer e avaliar a contribuição de cada colaborador e de cada equipe para o bom desempenho da empresa, como acompanhar eficazmente esses desempenhos e que instrumentos utilizar para avaliá-los.
a) Resultados no nível do empregado: Os resultados no nível do empregado refletem variáveis como o absenteísmo e a rotatividade de pessoal.
b) Resultados no nível da organização: consistem, na maior parte, em medidas de desempenho operacionais, tais como a produtividade, a qualidade, e a satisfação do cliente
c) Resultados financeiros: envolvem as medidas contábeis do desempenho, tais como lucros ou retorno sobre o investimento
d) Resultados de valor de mercado:refletem medidas do valor de uma empresa no mercado de ações.
e) Resultados normativos internos - Não representam resultados.
GABARITO E