SóProvas


ID
2010190
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

(Granja, 2010, pg. 95) Cita que para a viabilidade de um projeto há que se listar, certos aspectos como os Legais, Técnicos, Minimização de riscos, Gerenciamento de Recursos Materiais, Processo de Treinamento, Prestação de Contas, Tecnológicos e de Liberação de Recursos. Esta mesma autora ainda cita que “é preciso que haja recursos garantidos para o inicio e consecução de um projeto.” A este aspecto dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • C) Questão chata. Induz o candidato ao erro.

    15.1.3. Ciclo de Vida do Projeto69
    Desde o seu início até sua conclusão, todo projeto percorre um conjunto de fases. Esse conjunto de fases denomina-se “ciclo de vida do projeto”. O ciclo de vida do projeto define o início e o fim de cada projeto. Dito de outra forma, o ciclo de vida do projeto é o período de tempo em que se realizam as atividades do projeto.
    Atenção → O conjunto de todas as fases do projeto corresponde ao ciclo de vida do projeto.
    A divisão do projeto em fases foi uma forma encontrada para facilitar o seu gerenciamento. Também conhecidas como “entregas”, essas fases ocorrem de forma lógico-evolutiva e representam os eventos mais significativos relacionados aos projetos.
    Além de possibilitar melhor controle gerencial, a divisão em fases possibilita a ligação de cada projeto aos seus respectivos processos operacionais – tendo como elo as saídas/resultados que produzem – assim, a saída de uma fase torna-se entrada para outra fase, até que se alcance a entrega final.
    Previamente às fases do projeto propriamente ditas, é realizado um estudo de viabilidade do projeto, que tanto pode compor a primeira etapa, ou, dependendo de sua complexidade, pode constituir um processo a ser gerenciado à parte.
    Atenção → O estudo de viabilidade tanto pode compor a etapa inicial do projeto como pode constituir um projeto a ser gerenciado isoladamente.
    A análise de viabilidade compreende uma investigação formal que avalia a probabilidade de o projeto atingir os resultados pretendidos – serve para selecionar dentre os diversos projetos, qual deverá ser primeiramente executado, considerando os resultados que pode apresentar. Significa avaliar se a chance de o projeto ser implementado e produzir os resultados esperados é real, ou provável.
    Na iniciativa privada consiste mais na análise econômico-financeira, com vistas a aferir se o projeto será lucrativo ou não. Compreende a análise do fluxo de caixa (previsão das entradas e saídas de recursos) do Payback (tempo de retorno do capital investido), do valor presente líquido (elaboração de cálculos para refletir na data atual o retorno financeiro esperado) e taxa interna de retorno (para verificar se o retorno esperado é o melhor investimento em relação a outros retornos possíveis).

    Embora haja alguma variação, a maioria dos autores utiliza como referência as cinco fases/etapas definidas pelo PMBOK70, são elas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento/finalização.

     

    66 Compiladas de Paula Torreão (2005) e Stanley Portny (2008), com ampliação.
    67 Nesse sentido Gray, Larson (2005), Galpin (1997), PMI (2004), Morris e Jamieson (2005).
    68 Elaborado pelo autor, inspirado em Prado (2000) e Wagner Oliveira (2004).
    69 A forma mais simples de ciclo de vida compreende as fases: inicial, intermediária e f inal.