SóProvas


ID
2010844
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho em equipe multidisciplinar requer clareza sobre os possíveis problemas éticos que podem ocorrer. Acerca disso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão pode ser anulada.

    Codigo de ética do psicólogo diz:

    Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança,
    adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de
    ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da
    legislação vigente:
    §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o
    atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;

     

     

  • A alternativa correta, na minha concepção, é a letra a (de acordo com o art. 6º do código de ética)

  • ITEM A - ERRADO

    Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais

    não psicólogos:

    a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação;

    b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

    Carla Ramos, acho que a letra A é incorreta, pois como está escrito acima, no item b,o art. 6 permite compartilhar informações relevantes. Elemento que o item A exclui ao afirma que não é permitido o compartilhamento de informações entre profissionais.

    ITEM B - ERRADO

    O código de Ética não faz qualquer menção a casos de suicídio e intervenção de outros profissionais. Contudo, o item A do artigo 6° coloca: a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação. Um caso de suicídio poderia entrar aqui, mas não é específico ao suicídio.

    ITEM C - CORRETO.

    O item C está de acordo com dois artigos do código de ético, mesmo que nos artigos haja especificações, elas não o tornam errado.

    Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.

    Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

    ITEM D e E - ERRADO

    O código ao mencionar a prestação de serviços sempre coloca que apenas as informações estritamente necessárias serão repassadas.