SóProvas


ID
20110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos e serviços financeiros têm características próprias e particulares; apesar disso, não é incomum tentar agrupá-los por afinidade. Os bancos procuram atender seus clientes oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, desde os mais comuns até aos mais sofisticados. Acerca de produtos e serviços financeiros, julgue os itens seguintes.

Capital de giro é um tipo de empréstimo com direcionamento para investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas.

Alternativas
Comentários
  • Não se trata de um "tipo de emprestimo" e sim de uma operação de crédito.
  • Não tem direcionamento específico.
  • pode ser de curto, medio e longo prazo..
  • LENDO EDUARDO FORTUNA-2008 PG.195. ACREDITO QUE ESTÁ QUESTÃO ESTÁ CORRETA. PROCURANDO QUALQUER JUSTIFICATIVA QUE JUSTIFIQUE ESTÁ ERRADO: OPERAÇÕES TRADICIONAIS DE EMPRÉSTIMO VS TIPO DE EMPRÉSTIMO. NORMALMENTE PRAZO DE ATÉ 180 DIAS, NÃO É CURTO PRAZO?.
  • bem financiamento tem vinculação com a obtenção de algum bem, já empréstimo não
  • Tirando "com direcionamento para investimentos", a questao fica correta.
  • é uma reserva que toda empresa deve possuir para financiar suas vendas à prazo, cobrir impostos e taxas em um período curto de tempo ou até que se possa receber o faturamento e repor este valor utilizado.
  • GERALMENTE, financiamento ou empréstimo para capital de giro é de curto, médio ou longo prazo, destinado a suprir necessidades de caixa, normalmente utilizado para reorganizar o fluxo financeiro ou, mas também muito usado para desenvolvimento de novos projetos e empreendimentos. No Financiamnto para Capital de giro as modalidades de pagamentos são diversas em valor, tempo e interesse.
  • A maioria dos bancos comerciais disponibiliza um leque enorme produtos e serviços destinados ao financiamento de capital de giro das empresas, entre existem algumas diferenças principais na liberação do crédito como: prazos; taxas e juros (custo); tributação de impostos; garantias; critérios e regras bancárias operacionais de cada um: concentração de crédito com clientes, garantias exigidas, etc.; e ainda restrições impostas pelo Banco Central do Brasil.
  • Creio que esta questão quis confundir Capital de Giro com o Hot Money, que é um empréstimo de curto e curtíssimo prazo e que tem como finalidade financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo complexo.
  • Capital de giro não é empréstimo. É um dinheiro que a empresa tem que ter para comprar mercadorias, ou seja, é um dinheiro que "gira". Se a questão fosse: "financiamento de capital de giro" aí estaria correto. [2]
  • Resposta: ERRADA
     
    Um empréstimo é um tipo de dívida, ou seja, é em compromisso entre duas partes, onde um determinado bem será emprestado ao devedor pelo credor do empréstimo, cobrando-se uma taxa de juros.
     
    O Capital de Giro não é um empréstimo e sim um ativo circulante que sustenta as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é uma reserva de recursos necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). São utilizadas conforme as necessidades da empresa ao longo do tempo.
     
    Se um empresário desviar recursos do seu Capital de Giro para, digamos, adquirir imobilizados, logo irá comprar menos mercadorias e, obviamente, vender bem menos, diminuindo seu fluxo de caixa e vendo a sua empresa mergulhar em dificuldades financeiras para honrar com seus compromissos.
     
     Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.
     
    Existem operações tradicionais de empréstimo vinculadas a um contrato específico que estabelecem prazo, taxas, valores e garantias necessárias e que atendem às necessidades de capital de giro das empresas. Exemplos: Hot Money

    Bons estudos!

  • Capital de giro é um tipo de empréstimo com direcionamento (direcionado) para investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas.(não é investimento de curto-médio-longo prazo, muito menos destinado para compra de maquinário e/ou assemelhados.)
  • Questão confusa.

    Ao meu ver a questão ficaria quase correta se tivesse a palavra "financiamento de" antes de capital de giro.
    Não ficaria totalmente pq o financiamento de capital de giro, ao contrário do Financiamento de capital fixo, não tem destinação especifica.

    O financiamento pode ser de curto, médio ou longo prazo.

    O capital de giro em sí é um dinheiro que a empresa deve ter pra comprar produtos, fazer estoque, etc.

    Quando a empresa não tem capital de giro, recorre ao financiamento de capital de giro
    Que é exatamento o que diz a questão.


    Resumindo. O conceito de Financiamento de capital de giro é diferente de Capital de Giro. O primeiro é uma operação que é feita junto ao banco, o segundo é a finalidade dessa operação.
  • Vamos as correções...

    Capital de GIRO é um tipo de empréstimo SEM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA -  investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas. 

    Capital de FIXO é um tipo de empréstimo COM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA - investimentos de longo prazo, concedido a PJ para aquisição de máquinas, equipamentos que possam ser relacionados como investimentos fixos da empresa.

    o erro da questão está em dizer ´´COM DIRECIONAMENTO´´... ...

    Capital de giro é um tipo de empréstimo SEM direcionamento para investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas. (C)


     por favor, validem minhas estrelinhas  :-)


  • Eita que tem gente que ATRAPALHA , a pessoa acima literalmente fugiu do contexto, o erro da questão é dizer que O financiamento à capital de giro é empréstimo, É FINANCIAMENTO
    Pronto, so isso minha gente ¬¬
  • Crédito Rotativo :
    Financiamento de Capital de Giro - Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).
    Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.
    Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
  • Crédito Rotativo ---> Capital de Giro

    Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
     
    O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois está sofrendo o impacto das diversas mudanças no panorama econômico enfrentado pela empresa de forma contínua.

    As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
    - Redução de vendas
    - Crescimento da inadimplência
    - Aumento das despesas financeiras
    - Aumento de custos 
  • Errado. O capital de giro é um recurso para honrar os compromissos diários da empresa como pagar fornecedores ou os salários dos empregados.

    O serviço que se assemelha à proposição é o hot money.  O mesmo é realizado em curtíssimo prazo e serve para a cobertura dos furos de caixa, chamados também de "gaps" de caixa.

  • O erro está em dizer que se trata de um "empréstimo de curto prazo.

    Estaria correto caso fosse um financiamento de capital de giro que pode ser de curto, médio ou longo prazo, destinado a suprir necessidades de caixa.

  • o único erro da questão é a palavra COM  que deveria ser SEM


  • Segue cópia fiel do site do bb.com.br, corporate, capital de giro:

    “Se a sua empresa precisa de capital de giro sem direcionamento específico, o Banco do Brasil tem excelentes soluções.”

     

     

  • Segundo o Banco Central do Brasil: 

    "Operações de crédito destinadas ao financiamento de curto prazo das empresas. "


  • Caraca, fui no automático e nem a vi a palavra  investimento.

     

    Desatenção total....espero que no dia da prova prestemos mais atenção.!!!

     

    Quanto ao prazo, acredito que têm alguns colegas abaixo que estão se equivocando.

  • Comparando essa questão com a Q6565 e o comentário da colega abaixo. Tive as seguintes conclusões  

           Hot money ---------------------------- Empréstimo   
        Capital de giro ------------------------ Financiamento.
    Capital de giro BB ------------------ Empréstimo/Financiamento

    No site do BB em uma infinidade de produtos eles tanto colocam capital de giro como empréstimo quanto financiamento o qual entra em desacordo com o glossário do Bacen. Mas acredito que o examinador tirou a questão de lá pois o capital de giro linha empréstimo no BB não tem direcionamento (o que é lógico). 

    Já que o examinador disse "tanto o empréstimo.....quanto...." o termo empréstimo vale para as duas (particularmente eu jamais ia imaginar que k de giro pudesse ser empréstimo).
    Eu pediria anulação uma vez que não foi especificado que se referia aos produtos ofertados pelo BB.
    Quem quiser pode conferir no BB em: site do BB > Empresa > Corporate > Crédito > Capital de Giro > Empréstimo.


    "Se a sua empresa precisa de capital de giro sem direcionamento específico, o Banco do Brasil tem excelentes soluções." 


  • Olha a pegadinha:  COM DIRECIONAMENTO...

  • Capital de giro é um tipo de financiamento sem direcionamento para investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas.

  • Capital de Giro ou Ativo Corrente, em inglês Working Capital, é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).

    É uma ferramenta fundamental para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

    Assim como o ativo fixo como plantas e equipamentos, o capital de giro é considerado uma parte do capital operacional.

  • Capital de giro é um tipo de empréstimo com direcionamento para investimentos de curto prazo que se destina a cobrir as necessidades de fluxo de caixa de empresas. Emprestimo não fica amarrado a uma finalidade, financiamento sim. Se é emprestimo não está direcionado a nada. O banco está pouco se lixando se o dinheiro vai suprir necessidade de caixa ou se será usado para comprar uma bicicleta. A questão está cobrando a dirença entre emprestimo e financiamento. 

  • se é empréstimo não tem direcionamento.

  • Cuidado com a pegadinha! Capital de giro é para as despesas habituais. Portanto, o financiamento NÃO se destina a investimentos, como diz a questão.

    Resposta: Errado

  • Analisando o português da questão, "com direcionamento" tem o sentido de "com a finalidade". Essa interpretação tornaria a questão verdadeira no meu ponto de vista. Mas se interpretar "com direcionamento" como uma característica do empréstimo do capital de giro, torna a questão falsa. Na hora da prova é difícil entender oq passou pela cabeça de quem fez a questão e estamos sujeitos a errar mesmo sabendo os conceitos...