SóProvas


ID
201100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de macroeconomia aberta, câmbio e balanço de pagamentos,
julgue o item subsequente.

Em uma economia aberta com cambio fixo e livre mobilidade de capitais, uma política monetária expansionista levará à fuga massiva de capitais dessa economia.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso a curva Lm desloca-se para direita diminuindo a tx de juros praticada internamente, há uma fuga de capitais em um momento inicial, mas como o cambio é fixo o BACEN pratica uma política monetária contracionista vendendo divisas e comprando moeda nacional estabilizando o câmbio.

    Política é ineficaz

  • SImples de decorar:
    PM - FLU
    PF - FIX

    Politica monetária é eficiente com cambio flutuante. Política fiscal é eficiente com câmbio fixo.
  • Em uma economia aberta com cambio fixo e livre mobilidade de capitais, uma política monetária expansionista levará à fuga massiva de capitais dessa economia.

    Como o dolar ficará valorizado frente à moeda local, não haverá fuga de capitais, muito pelo contrario, havará aumento de exportações com ENTRADA MASSIVA de capitais.
  • Era pra ser uma pegadinha, mas acabou sendo só uma questão mal formulada. Quando a economia é aberta com livre mobilidade de capitais, a política monetária expansionista realmente leva à fuga de capitais. Vamos ver o porquê:
    1) Governo adota política monetária expansionista (por exemplo, emite muita moeda). Isso desloca a curva LM para a direita.
    2) A maior oferta de moeda faz com que ela perca seu valor relativo. Como tem muita moeda, o preço dela cai. O "preço" da moeda é a taxa de juros.
    3) No mercado de câmbio, que recebe dólares dos investidores estrangeiros com investimentos no nosso país, esses juros menores os deixam insatisfeitos. Antes, ganhavam mais com juros mais altos. Agora, ganham menos porque os juros ficaram menores. Assim, eles tiram seu dinheiro daqui e vão investir em países com juros mais altos.
    -> PONTO DE INFLEXÃO DO RACIOCÍNIO: o regime citado na questão é o de CÂMBIO FIXO. Neste regime, o governo atua comprando e vendendo divisas no mercado de câmbio pra manter uma taxa de câmbio determinada.
    4) O governo entra no mercado de câmbio e oferta dólares aos agentes na magnitude da saída de dólares por parte dos investidores estrangeiros. Assim, não há, na prática, alteração na taxa de câmbio (e, consequentemente, nem na quantidade de capitais).
    Assertiva errada.
    Como disse, questão mal formulada. Na cabeça da banca, o certo seria:
    Em uma economia aberta com cambio fixo [FLUTUANTE] e livre mobilidade de capitais, uma política monetária expansionista levará à fuga massiva de capitais dessa economia.
  • Sendo o cambio fixo, na medida que a taxa de juros fica menor que a taxa externa, ha uma pressao para saida de capitais. Porem, como o cambio e fixo, o Baacen absorve essa pressao e ha uma retracao da curva LM.

  • ERRADO.

     

    Partindo-se do equilíbrio inicial, uma política monetária expansionista – por exemplo, um aumento da oferta monetária – terá os seguintes efeitos:

    A medida deslocará a curva LM para a direita e para baixo, reduzindo a taxa de juros interna (i) e aumentando o nível de renda interna (y), visto que a redução da taxa de juros estimula o investimento; A taxa de juros interna ficará menor do que a internacional (i* > i), gerando uma saída líquida de capitais do país para o exterior. Além disso, o crescimento do nível de renda interna estimulará as importações, acarretando uma piora no saldo comercial. Esses dois resultados provocam déficit no Balanço de Pagamentos; O aumento na demanda por moeda estrangeira (que será enviada ao exterior) provocará desvalorização (real e nominal) da moeda nacional; A fim de evitar essa elevação da taxa de câmbio, o Banco Central intervirá no mercado cambial vendendo divisas, desfazendo-se das reservas internacionais; A perda de divisas provocará um “enxugamento” da liquidez na economia, gerando efeito oposto ao da compra de títulos públicos no mercado aberto, de tal forma que ambos os efeitos se anularão, e a curva LM retornará à sua posição original (contrair-se-á a base monetária); dessa forma, restabelecer-se-á a condição de igualdade entre as taxas de juros interna e externa, cessando a fuga de capitais. Logo, a política monetária, no regime de câmbio fixo, será ineficaz para alterar o nível de renda real.

     

    (Manual de Economia, ed. FUNAG).

  • Errado!

              Esta fuga não acontece porque a política monetária é ineficaz quando temos câmbio fixo.

              Se há livre mobilidade de capitais, a economia não consegue manter a taxa de juros diferente da taxa internacional.

              

    Resposta: E

  • (ERRADO)

    Bizú de minha autoria pra quem vier aqui fazer questões antigas; Curtiu? Segue aí!!!!

    política FIscal / câmbio FIxo / éFIcaz