SóProvas


ID
201106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de macroeconomia aberta, câmbio e balanço de pagamentos,
julgue o item subsequente.

Em uma economia com livre mobilidade de capitais e câmbio flutuante, uma política monetária expansionista levará à desvalorização cambial dessa economia, porém com redução da renda nacional.

Alternativas
Comentários
  • Em uma economia com livre mobilidade de capitais e câmbio flutuante, uma política monetária expansionista levará à desvalorização cambial  porém com um aumento da renda nacional provocada pelo aumento das exportações.

  • Complementando...
    Uma economia com livre mobilidade de capital significa, com os meios de produção faceis de serem movidos
    Cambio flutuante: significa com o valor da moeda nacional instável

    Quando uma economia se encontra nesta situação, se o for adotada uma política monetária expansionista, ou seja, o Banco Central injetando recursos e emitindo mais moeda, esse estímulo influenciará no aumento da produção, e como teremos mais moeda circulando ela se desvalorizará (lei da oferta e da procura), a moeda nacional se desvalorizando (queda do cambio) estimulará as exportações (moeda estrangeira valendo mais eles vem comprar aqui), aumentando as exportações aumentará a renda nacional pois teremos mais poupanças, mais dinheiro vindo de fora do país.

    Por isso o final da afirmativa tornou a questão incorreta.
  • Apesar da desvalorização cambial reduzir o valor da moeda e portanto do poder de compra da população, o aumento nas exportações refletirá no aumento da renda nacional por injetar dinheiro extrangeiro no país. 
  • Acertei a questão, mas usando outro raciocínio. Gostaria que alguém me explicasse se esse pensamento está errado e o por quê. 

    Marquei errado porque acredito que a política monetária expansionista - onde o governo emite moeda, reduz taxas bancárias, compra títulos públicos - tem como consequência a inflação, uma vez que as pessoas têm maior acesso ao dinheiro e, assim, podem consumir. Esse aumento de consumo, e concomitante inflação, valoriza o câmbio, pois aumenta o valor da moeda nacional.

    Obrigado, desde já!


  • Pessoal, descobri o erro da minha argumentação. Aumento de inflação não tem nada a ver com valorização do câmbio, mas sim com as políticas expansionistas. Eu, erroneamente, pensava que o alto índice de preços já caracteriza diretamente a valorização do câmbio. Na verdade, ocorre o contrário, mas indiretamente: inflação é sinônimo de circulação de moeda que, consequentemente, provoca sua desvalorização. Pois, como tudo que tem muito vale menos, não seria diferente com a moeda. Logo,

    Políticas Expansionistas = Inflação = Muita oferta da moeda no mercado = Desvalorização do Câmbio = AUMENTO da Renda Nacional


  • ↑oferta de moeda = desvalorização cambial = ↑exportações = ↑renda

  • (ERRADO)

    desvalorização cambial (produtos internos mais baratos) = ↑exportações = ↑renda