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ID
2011411
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à abordagem da psicopatologia e da psicodinâmica sobre saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "E"

    Vejamos: 

    sofrimento ético; sofrimento que resulta, não de um mal sofrido pelo sujeito, mas daquele que este pode causar ao cometer, por seu trabalho, atos que normalmente reprova. Com outras palavras, será que fazer o mal, isto é, infligir ao outro um sofrimento indevido, não ocasiona também um sofrimento a quem o faz no marco de seu trabalho e que, para salvaguardar seu equilíbrio psíquico, pode construir defesas contra este sofrimento.

    http://www.ihu.unisinos.br/noticias/520004-o-sofrimento-no-trabalho-artigo-de-christophe-dejours

  • LEIAM ESSE ARTIGO > http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v17n2/v17n2a10.pdf

     

  • A maneira de o sistema capitalista incluir faz parte dos mesmos mecanismos de reproduzir e sustentar a servidão, a passividade, a miséria e, principalmente, a alienação do trabalhador.

    O conceito do sofrimento ético-político surgiu para colaborar com a introdução da contradição e dominação sociais nas reflexões e intervenções psicossociais. O sofrimento ético-político constitui uma categoria de análise da dialética inclusão/ exclusão social. Em síntese, é a “a vivência particular das questões sociais dominantes em cada época histórica ... Sofrimento que surge da situação de ser tratado como inferior, subalterno, sem valor, apêndice inútil da sociedade” (Sawaia, 1999, p. 56). Mediante a constatação do sentimento como constitutivo da consciência, o estudo das emoções tornou-se para a autora um eixo epistemológico fundamental. A análise da afetividade, na dimensão ético-política, é realizada a partir de Espinosa e Vygotsky pela positividade epistêmica com a qual analisam os sentimentos e as emoções. Esses autores vão ao encontro da liberdade humana e entendem a vida ética a partir da vivência dos afetos, compreendendo-os como unidades de análise capazes de orientar a ação do homem no mundo, contendo em si a possibilidade da servidão ou da liberdade no processo complexo da vivência da desigualdade e da exclusão no sistema capitalista. 

    Partindo da compreensão espinosana, Sawaia destaca a relação entre sofrimento ético-político e autonomia, destacando a dimensão ética dos afetos. Assim, ressalta que se trata de um sofrimento vinculado às relações com a sociedade, nas quais, mediante as afecções, o corpo vivencia um abaixamento de potência proveniente da passividade, da servidão ou heteronomia frente a situações de exclusão engendrada pela desigualdade social. 

     

  • "Esse aspecto ético-político presente no sofrimento é uma sensibilidade voltada à dor do outro, (...)."

     

    "O sofrimento ético-político nos parece importante para a busca da melhoria das condições de vida (e de saúde) da maioria da população, pois, além de favorecer um entendimento crítico da situação que gera sofrimento, gera uma relação de empatia entre os que sofrem, facilitando as relações de troca e união para a superação dos sofrimentos. Nesse sentido, comenta SÖLLE, “Somente os sofredores atuarão, por iniciativa própria, na eliminação de situações em que seres humanos ficam expostos a sofrimentos evitáveis e destituídos de sentido, como os relacionados com a fome, a opressão, a tortura” (1996, p.10)."

     

    fonte: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/viewFile/10733/6817