SóProvas


ID
2011726
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O que são estratégias no planejamento da divulgação jornalística de uma assessoria de imprensa?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    "As estratégias seriam aquelas táticas que precisam ser aplicadas inesperadamente quando determinada situação envolve o assessorado e exige ações especiais por parte do profissional, seja ele jornalista, relações-públicas ou publicitário. Por exemplo, organizar uma entrevista coletiva no começo da tarde para que o cliente responda a acusações feitas à instituição, detectadas na leitura de jornais pela manhã." 

     

    Livro: Assessoria de Imprensa: como fazer. Rivaldo Chinem. São Paulo: Summus, 2003. p.34

  • De um modo geral, a doutrina aceita quatro momentos como essenciais para as fundações de um projeto coeso e promissor. Vejamos as particularidades de cada um, levantando seus principais aspectos.

     

    1) Planejamento – O planejamento, em si, pode ser traduzido como “o ato de avaliar e relacionar informações e atividades de forma ordenada e com lógico encadeamento entre si, a serem executadas num prazo definido, e visando a consecução dos objetivos predeterminados”. Nesse sentido, trata-se de um processo amplo, que define metas, objetivos, públicos e as políticas a serem aplicadas oportunamente.

     

    2) Políticas – “É um conjunto de normas em que se fundamenta a atividade de comunicação organizacional ou institucional. As perspectivas das políticas devem ser traçadas dentro de um objetivo que seja a meta de todas as atividades e contra o qual existam poucos argumentos contrários”.

     

    3) Planos – “Os planos, em síntese, são documentos que, partindo daquilo que foi estabelecido no planejamento, definem que tipo de atitudes será adotada normalmente para prestar bons serviços de assessoria de imprensa à instituição”. Destarte, os planos estão preocupados com uma trilogia bastante significativa: o onde, o como e o porquê.

     

    4) Estratégias – “As estratégias seriam aquelas táticas que precisam ser aplicadas inesperadamente quando determinada situação envolve o assessorado e exige ações especiais por parte de um profissional”. Aqui entramos na esfera da imprevisibilidade, isto é, ocorrências que podem fugir ao controle da gestão. Nem por isso as estratégias não podem estar planificadas no planejamento. Dica: liste as dez piores crises que podem atingir seu cliente.

     

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/_ed837_as_etapas_do_planejamento/

  • Questão idiota. Trata "estratégia" como se toda estratégia fosse "estratégia para gestão de crises".