-
c) Errado.
Corrida armamentista
Países: Estados Unidos e União Soviética.
O que era?
Era um processo pelo qual um país procurava armar-se com o intuito de proteger-se de outro.
d) Certo.
Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália
Visando assegurar proteção mútua e apoio militar.
-
A Alemanha e Itália não se unificaram
-
Alguém me explica essa questão?
Quando foi que A Alemanha e Itália se unificaram ?
-
Em 1848, ocorreram nos Estados italianos e alemães, rebeliões de cunho nacionalista e unificador. Contudo, tais rebeliões não foram bem-sucedidas. A unificação de Itália e Alemanha só ocorreria anos mais tarde.
O significado mais profundo dos processos de unificação da Itália e da Alemanha foi, sem dúvida, o rompimento de obstáculos feudais, que impediam o desenvolvimento das forças capitalistas nessas regiões. O sucesso da luta nacionalista fez emergir, no final do século XIX e início do século XX, novas potências industriais-capitalistas. Entre elas, a que mais se destacou foi a Alemanha. A rápida ascensão da indústria alemã, que, em certos setores, superou a tradicional indústria inglesa, desequilibrou as relações econômicas internacionais, acirrando as tensões entre os países europeus e gerando atritos que levaram à Primeira Guerra Mundial.
-
Tríplice aliança = Alemanha, Áustria e Itália. Depois, a Itália mudou de lado para tríplice entente, porque a Inglaterra e França ofereceram uns territórios, mas não cumpriram com o combinado.
-
GAB E
O séc. XIX foi marcado pela aceleração do setor industrial na Europa, onde foi iniciada pelos ingleses. A busca por novos mercados consumidores e fornecedores para outras regiões, impulsionou outros países na corrida por dominação de novos territórios, como na Ásia e na África, logo desencadeou o Imperialismo ou Neocolonialismo. Assim, em 1870, Alemanha e Itália firmaram um acordo de unificação, onde colocariam em pé de igualdade nas disputas por mercados consumidores, matéria prima e mão de obra baratas.
-
Embora a segunda guerra seja mais conhecida e, talvez, mais estudada, até mesmo por conta do Holocausto, a Primeira Guerra Mundial tem, em certa medida, maior impacto no processo histórico. É a primeira guerra que indica o fim da “Era de Ouro" do modelo liberal. O historiador Eric Hobsbawn afirmou ser a primeira guerra o marco final do “longo século XIX".
É a primeira vez que acontece uma guerra que vai além dos campos de batalha. É durante a primeira guerra que são inventados os tanques e são usados aviões como armas. É um momento histórico de “primeira vez" de objetos, costumes, mecanismos e politicas que hoje são comuns.
A questão pede que seja apontada a alternativa que indica episódios que foram determinantes para a eclosão da guerra em 1914.
A) INCORRETA- Embora pan-germanismo e pan-eslavismo sejam típicos do momento histórico anterior à primeira guerra, a ascensão dos EUA como potência não é da década de 1910 ou 20. Nesta época a política externa dos EUA era isolacionista e ainda não ameaçava a hegemonia da Inglaterra e da França. Por isso a afirmativa está incorreta.
B) INCORRETA – o cenário descrito na afirmativa é pós primeira guerra e não anterior. A participação de tropas coloniais na guerra europeia e a não compensação prometida pelas metrópoles foi, por exemplo, um dos gatilhos das lutas mais duras pela independência das regiões coloniais na África e na Ásia.
C) INCORRETA - A corrida armamentista aconteceu primordialmente entre Alemanha e Inglaterra. A politica de alianças não envolvia os EUA mas tão somente Estados europeus.
D) CORRETA- Esta é a resposta correta. A tardia unificação da Itália e da Alemanha as levou à corrida imperialista mais tarde do que Grã-Bretanha e França. Desta forma a hegemonia inglesa no que se refere à territórios coloniais na Ásia e na África era incontestável. A disputa por colônias aumenta as tensões entre países europeus.
RESPOSTA: D
-
GAB-D
a corrida armamentista na Itália e Alemanha e a crise na política de alianças entre os EUA e a Inglaterra, o que enfraqueceu o campo liberal mundial e gerou tensões na África e na Ásia.