SóProvas


ID
2012788
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os meios de comunicação têm noticiado protestos em Caracas, na Venezuela, de opositores contra decisão que restringe as manifestações diante do Conselho Nacional Eleitoral e a favor do referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro. Sobre o tema, leia as afirmativas.

I. As mobilizações acontecem em um cenário de mal-estar social com a severa escassez de alimentos e remédios, além de uma inflação projetada de 700%, de acordo com o FMI, para 2016. Além disso, o país sofre com cortes cotidianos de energia elétrica e água, além dos altos índices de criminalidade.

II. O governo descarta a possibilidade de um referendo revogatório em 2016, alegando que os prazos legais não permitem o que a oposição deseja. 

III. Se a consulta acontecer depois de 10 de janeiro de 2017, quando o mandato presidencial completa quatro anos, e Maduro for derrotado, os dois anos restantes serão completados pelo vice-presidente, designado pelo chefe de Estado. Se o referendo acontecer este ano e o chavismo for derrotado, novas eleições serão convocadas.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/oposicao-venezuelana-sai-ruas-por-referendo-revogatorio-contra-maduro.html

  • GABARITO E

    Todas estão corretas, só uma ressalva (O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros)

  • LETRA E

     

    https://blognoticiaseatualidade.blogspot.com.br/

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. Sobre a crise política e institucional vivida no país vizinho julgamos as afirmativas a seguir.

    I - O embargo internacional protagonizado pelos EUA causa profundos problemas de desabastecimento numa economia que se habituou a exportar petróleo e importar quase tudo que precisa. 

    II - É  complexa, autoritária e instável a relação entre governo e oposição na Venezuela, com frequente judicialização de ações meramente políticas.

    III - Apesar de previsto na constituição e ter sido cogitada a sua realização no momento da aplicação da questão o governo de Maduro não foi deposto e segue como mandatário no país vizinho. 

    GABARITO DO PROFESSOR: E