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ID
201280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na hierarquia de memórias, funciona o princípio da localidade, segundo o qual o programa acessa uma porção relativamente pequena do espaço de endereçamento em qualquer instante de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente pequena do seu espaço de endereçamento.

    · Localidade temporal: se um item (instrução ou dado) do programa é acessado, ele provavelmente logo será acessado novamente.

    · Localidade espacial: se um item do programa é acessado, itens cujos endereços são próximos provavelmente logo serão acessados.

    · Programas em geral exibem localidade temporal e espacial devido às estruturas de dados e de controle utilizadas (laços, execução seqüencial, subrotinas, vetores, ...).

  • Errei a questão. Então fui olhar no livro do Mário A. Monteiro e achei a seguinte definição:

    Conceito de localidade: Fenomeno relacionado com o modo pelo qual os programas em média são escrito e executados pela UCP.

    Introdução à organização de computadores - pagina 143

    Fiquei então sem entender o erro. =/
  • Acredito que se basearam nessa fonte ao elaborar a questão:

    http://www.dimap.ufrn.br/~ivan/orgI/hierarquiadememoria.pdf


    Trecho referente à questão:

    · Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente
    pequena do seu espaço de endereçamento.

    · Localidade temporal: se um item (instrução ou dado) do programa é acessado, ele
    provavelmente logo será acessado novamente.

    · Localidade espacial: se um item do programa é acessado, itens cujos endereços são
    próximos provavelmente logo serão acessados.

    · Programas em geral exibem localidade temporal e espacial devido às estruturas de dados e
    de controle utilizadas (laços, execução seqüencial, subrotinas, vetores, ...).
  • GABARITO: C

     

    Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente pequena do seu espaço de endereçamento.