SóProvas


ID
2012809
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com os prazos de guarda, os documentos podem ser considerados: de guarda eventual; de guarda temporária; e de guarda permanente. Os de guarda temporária são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante de seu valor e, consequentemente, de seu prazo de retenção. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os seguintes documentos, exceto aqueles:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (todos os demais poderão ser descartados após um determinado periodo)

     

    Resumindo: A questão enrolou, mas a pergunta é qual dos tipos de documentos citados abaixo tem valor secundário e que deverá ser levado a guarda permanente.

  • A questão aborda exemplos de documentos de guarda temporária, e pergunta qual NÃO se encaixa neste grupo

    A alternativa C aborda documentos de guarda permanente. Sendo então a resposta!

    Gab C.

  • Guarda Eventual: são os documentos de interesse passageiro que não possuem valor administrativo e jurídico para o órgão. Exemplo : material de divulgação de terceiros, convites e correspondência recebida que não se relacionam com o desempenho de nenhuma atividade do órgão.

    Guarda Temporária-são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante do seu valor e, conseqüentemente, do seu prazo de retenção. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os documentos:

    cujos textos tenham sido reproduzidos em sua totalidade ou parcialmente e as informações essenciais acham-se recapituladas em outros; que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior; que sejam cópias e duplicatas de originais destinados à guarda permanente; que, mesmo originais, detêm interesse administrativo apenas por determinado período.

    Guarda permanente: são documentos de valor probatório, isto é, relativos a direitos, tanto de pessoas físicas ou jurídicas quanto da coletividade, e de valor informativo sobre as pessoas, fatos ou fenômenos, considerados cientificamente relevantes. Quanto aos órgãos públicos a guarda permanente deve abranger :

    documentos relativos relativos à origem, aos direitos e aos objetivos da instituição. Exemplos : atos de criação (leis, decretos, portarias, resoluções); atos constitutivos (estatutos, contratos sociais, alvarás); documentos relativos a direitos patrimoniais; documentos que reflitam a organização e o desenvolvimento da instituição. Exemplos : todos os atos que digam respeito à sua organização e funcionamento (regulamentos, regimentos); planos, projetos e programas que tratem das suas atividades-fim; gráficos (organogramas, fluxogramas); acordos, convênios, ajustes; atas e relatórios da direção; correspondência que trate de suas atividades-fim;

  • A letra C é de guarda permante e não intermediária.

  • Classificação quanto aos valores dos arquivos:
    Diz respeito a utilidade em que o documento pode ter para uma instituição,
    podendo ser administrativa (valor primário) ou histórica (valor secundário).

    valor primário (ou administrativo) é qualidade inerente as razões de criação de documento, em decorrência das atividades de uma instituição. São documentos de valor imediato e de guarda temporária, que podem ser eliminados sem prejuízo para a instituição. Já o valor secundário ou histórico, é qualidade informativa que um documento pode possuir depois de esgotada sua utilização primária. São documentos de valor mediato e de guarda permanente, que devem ser preservados por força das informações contidas nele.

  • Os documentos de guarda eventual são os que não possuem qualquer importância para as atividades administrativa (ex: convites para solenidades, felicitações, divulgação de eventos, etc).

    Os de guarda temporária são documentos necessários às rotinas administrativas, mas não possuem valor histórico (ex: solicitação de materiais, operações financeiras, etc).

    Os documentos de guarda permanente são os que possuem valor histórico ou cultural, e por esse motivo deve ser preservado (ex: regimento interno, plano de cargos e salários, projetos, etc).

    De acordo com as informações acima, os documentos de guarda temporária são os que possuem valor administrativo, são essenciais às atividades da instituição, como a gestão de pessoas, de materiais, de patrimônio, de projetos ou financeira.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • GABARITO CORRETÍSSIMO GENTE, POIS A QUESTÃO ESTA PEDINDO O QUE "NÃO " É TEMPORARIO.. "EXCETO"..CUIDADO COM O ENUNCIADO DA QUESTÃO PARA NÃO ERRA COLEGAS!