SóProvas


ID
2012821
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Constitui um dos tipos mais simples de organização. Baseia-se nos princípios de: unidade de comando; unidade de direção; centralização da autoridade; e cadeia escalar (escalões hierárquicos). O texto descreve a organização:

Alternativas
Comentários
  • B) 4.11. Estrutura Linear
    Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Dessa forma, o superior tem autoridade única sobre seus funcionários e não a reparte. Essas estruturas adaptam-se melhor a ambientes mais estáveis.
    Vamos ver como isso já foi cobrado em concursos?
    4. (FCC/TRT 24a/MS/Anal. adm./2011) Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:
    a) gerencial;
    b) funcional;
    c) staff;
    d) linear;
    e) operacional.
    Essa questão também está quase de graça. Entre as opções, teríamos de escolher apenas entre a estrutura funcional e a linear, pois as outras não são tipos de estrutura organizacional.
    Dessa forma, como vimos, o tipo de estrutura em que o chefe tem autoridade única sobre seus comandados é a estrutura linear. O gabarito é a letra D.

  • Existe três tipos de estrutura organizacional:

    1) Linear = Corresponde à estrutura organizacional mais simples e é baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

    2) Funcional

    3) Mista (staff)

     

    Gab.: B

     

  • LINEAR=AUTOCRÁTICA/AUTORITÁRIA=CENTRALIZAÇÃO=RÍGIDA=PIRAMIDAL

  • GABARITO LETRA B.

  • A ESTRUTURA LINEAR POSSUI UMA ESTRUTURA SIMPLES, UMA AUTORIDADE LINEAR, É BASEADA NO PRINCÍPIO DA UNICIDADE DE COMANDO, É CENTRALIZADA E PIRÂMIDAL.

     

       - AMPLITUDE DE COMANDO ESTREITA

       - CADEIA DE COMANDO LARGA

       - ESTRUTURA CENTRALIZADA

       - DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL (*)

       - MECANICISTA 

       - FORMALIZADA 

       - ESPECIALIZAÇÃO VERTICAL

     

     

    *  NÃO CONFUNDIR JAMAAAIS EM NOSSAS VIDAS A DEPARTAMENTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL COM A ESTRUTURA FUNCIOAL, SENDO QUE ESTA ÚLTIMA POSSUI - TAMBÉM - UMA AUTORIDADE DE STAFF QUE EXERCE - TAMBÉM - AUTORIDADE DE COMANDO!  Somente na estrutura funcional que a autoridade de staff exerce autoridade de comando. Aqui Taylor quebra o princípio da unicidade de comando de Fayol.

     

     

     

    GABRITO ''B''

  • http://imgur.com/G6r0Vbm

  • GABARITO B

    Estrutura Linear- cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas

    Vantagens: estrutura simples e de fácil compreensão e implantação; clara delimitação das responsabilidades dos órgãos; estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão; evita ambiguidade;unidade de comando;ideal ambientes estáveis;aproveita o conhecimento chefias generalistas;geralmente só é vantajoso em empresas pequenas

    Desvantagens: formalismo relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando inovação e adaptação a novas circunstâncias; autoridade linear pode tornar-se autocrática;chefes tornam-se generalistas; linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas

    Estrutura Funcional- princípio da especialização,presta serviços de acordo com especialidade

     

    Vantagens: proporciona especialização e aperfeiçoamento; permite melhor supervisão; comunicações diretas; separa funções de planejamento e de controle das funções de execução

    Desvantagens: não há unidade de mando; subordinação múltipla; concorrência entre especialistas; coordenação e comunicação entre departamentos é péssima; pode gerar ambiguidade; responsabilidade parcial de cada departamento.

    Fonte:Giovanna Carranza

  • LETRA B CORRETA

    Estrutura Linear        

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    Autoridade linear ou única;

    Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões;

    Aspecto piramidal