SóProvas


ID
20131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O SFN é estruturado pelo subsistema normativo e pelo subsistema operativo. Vários órgãos possuem atribuições exclusivas e importantes para a tarefa básica de prover um ambiente adequado para a intermediação financeira. Acerca do SFN e do papel de cada um desses órgãos no desenvolvimento dessa tarefa, julgue os próximos itens.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem poder disciplinador e fiscalizador, atuando sobre diversos segmentos do mercado, entre os quais se encontram: instituições financeiras, companhias de capital aberto (com valores mobiliários negociados em bolsa e em mercado de balcão), investidores (protegendo seus direitos) e outras entidades do mercado financeiro que transacionem títulos e valores mobiliários (como bolsas de valores e bolsas de mercadorias e de futuros).

Alternativas
Comentários
  • Correto. Essa é uma das atribuições da CVM.
  • A CVM atua sobre instituiçoes financeiras?
  • Uai...e os bancos de investimento???são o que hein???
  • LEI Nº 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976 CAPÍTULO IIIDo Sistema de Distribuição§ 1º Compete à Comissão de Valores Mobiliários definir: I - os tipos de INSTITUIÇÃO FINANCEIRA que poderão exercer atividades no mercado de valores mobiliários, bem como as espécies de operação que poderão realizar e de serviços que poderão prestar nesse mercado; § 2º Em relação às INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS e demais sociedades autorizadas a explorar simultaneamente operações ou serviços no mercado de valores mobiliários e nos mercados sujeitos à fiscalização do Banco Central do Brasil, as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários serão limitadas às atividades submetidas ao regime da presente Lei, e serão exercidas sem prejuízo das atribuições daquele.§ 2º As normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários em relação ao disposto nos incisos II e IV do § 1º aplicam-se às INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, no que não forem conflitantes com as normas por ele baixadas.
  •  Pelo que me parece essa (fiscalizar instituições financeiras) é uma função do Banco Central do Brasil (BACEN).

     

  • No meu ponto de vista o gabarito da questão é ERRADO, com base nas informações retiradas do próprio site da CVM, como segue:

     

     
    De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:
    • assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

     

    • proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;

     

    • evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

     

    • assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;

     

    • assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;

     

    • estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

     

    • promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

    http://www.cvm.gov.br/port/acvm/objetivo.asp
     
  • Pessoal, está se referindo que a CVM atua no sentido de definir os tipos de instituição financeira que podem atuar no mercado de balcão de valores mobiliários, assim como "vagabundo " citou.
    Portanto,a questão está certa.
    Bons estudos!
  • Corretíssimo !

    Essas são atribuições da CVM
  • Pessoal as vezes um pouco de conhecimento com um pouco de interpretação resolve esse tipo de questão.

    Vejam só. A questão diz:

    "A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem poder disciplinador e fiscalizador, atuando sobre diversos segmentos do mercado, entre quais se encontram: instituições financeiras, companhias de capital aberto (com valores mobiliários negociados em bolsa e em mercado de balcão), investidores (protegendo seus direitos) e outras entidades do mercado financeiro que transacionem títulos e valores mobiliários (como bolsas de valores e bolsas de mercadorias e de futuros)"

    O que eu vi aqui foi que a galera invalidou a questão pelo o motivo de ver só o nome instituição financeira. Olha pessoal obviamente que a CVM não fiscaliza nenhuma instituição financeira, porém, as ações das mesmas estão sujeitas a fiscalização da CVM. Um exemplo é o Banco do Brasil que possui ações negociadas na bolsa de valores. A questão não tá dizendo que a CVM fiscaliza instituição financeira; ela afirma que atua no segmento que as instituições financeiras se encontram (Bolsa de Valores) então, existem diversas ações de vários bancos espalhados pelo o mercado e que estão sujeitas a fiscalização da CVM. Era só um pouco de discernimento que resolveria a questão.

     

     
  • Faz o seguinte.....no lugar da virgula, depois de instituições financeiras coloca um ponto final e veja se fica certo! Claro que não....faltou objetividade da banca em especificar o que fiscalizar dentro do contexto. Se fosse assim...poderia colocar padarias no lugar que daria na mesma! Questão muito mal formulada!!!!

  • Bolsa de valores é uma instituição financeira, então..questão correta!

  • Questão mal formulada, pois a CVM não atua sobre as instituições financeiras, esse é o papel do BACEN.

  • Muito cuidado você moça que diz que as BV são Instituições Financeiras. Bolsas de Valores são associações civis sem fins lucrativos. Se não tem certeza do que se trata, não afirme.

  • Atenção: "Atuando sobre diversos segmentos do "MERCADO". Portanto, se uma Instituição Financeira atua no mercado, logo ela está submetida à fiscalização da CVM.

  • Ratificando a colocação do colega "Goose":

    São as instituições financeiras constituídas como S.A. de capital aberto, exclusos as de capital fechado, que transacionam suas ações em bolsas de valores e no mercado de balcão, no que diz respeito somente a essas as ações; E as instituições financeiras que não são S.A. e apenas transacionam ações , tendo como melhor exemplo a Caixa Econômica Federal que é uma empresa 100% pública, porém realiza operações no mercado de capitais para terceiros. Ressalto, tudo relacionado somente as ações. Estão fora dessa condição, por exemplo, as cooperativas de crédito as quais são equiparadas a uma instituição financeira, portanto, sujeitas as normas e circulares do BACEN.

    Resumindo:

    Atividades bancárias: BACEN

    Atividades c/ ações: CVM


    Espero ter ajudado.

  • IF's que dividem o poder disciplinador e fiscalizador (CVM & BACEN), Bancos múltiplos sem carteira comercial, bancos de investimento, SDTVM  e SCTVM.

  • Pode fiscalizar IF também, o Banco de Investimento é uma IF. Quando o banco de investimento esta realizando uma operação de umerwriting por exemplo,  é fiscalizado pela CVM, já quando ele capta dinheiro e CDB, ou empresta capital fixo ou de giro, ou quando atua no mercado de câmbio é fiscalizado pelo BACEN.

    Fonte: A casa do concurseiro


  • Realmente quem fiscaliza IF's é o BACEN, entretanto, a CVM pode fiscalizar um Banco de Investimento quando este está realizando uma operação de underwriting. Portanto, caso a IF estiver transacionando Títulos e Valores Mobiliários ela será fiscalizada pela CVM. Agora se a questão tivesse usado a expressão TODAS as IF's são fiscalizadas pela CVM, estaria errada, pois nem todas podem negociar suas ações em bolsas de valores, como é o caso dos Bancos Cooperativos.


  • CVM também fiscaliza junto ao Bacen os: Bancos de Investimentos, CTVM e DTVM.

  • A CVM não fiscaliza diretamente essas instituições ou estas empresas. O que ela faz é: fiscalizar os investimentos dessas empresas no mercado mobiliário ou no mercado de ações, ou em qualquer investimento que seja de sua responsabilidade.

  • A CVM atua em um único segmento: mercado de capitais.

  • Cabe à CVM fiscalizar todos que atuam no mercado de capitais, como instituições financeiras (como Bancos de Investimento), companhias de capital aberto, bolsas de valores, corretoras, distribuidoras e agentes autônomos. Além disso, cabe a ela também dar proteção aos investidores do mercado.

    Resposta: Certo

  • Acertei, mas não sabia q a CVM fiscalizam IF