SóProvas


ID
2014033
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

1     Para o Brasil o homem da África foi trazido principalmente como mão de obra: a mão de obra capaz de substituir o indígena, pois este não estava afeito ao trabalho sedentário e de rotina da lavoura. (...)

2     Foi particularmente o escravo que influiu na organização econômica e social do Brasil, constituindo a escravidão uma daquelas três forças – as outras duas, a monocultura e o latifúndio – que caracterizam o processo de exploração da nova terra portuguesa; e que fixaram igualmente a paisagem social da vida de família ou coletiva no Brasil. Esta distinção já a fazia Joaquim Nabuco, em 1881, antecipando-se assim aos modernos estudos de interpretação antropológica ou sociológica sobre o negro: “o mau elemento da população não foi a raça negra, mas essa raça reduzida ao cativeiro”, escreveu ele em “O Abolicionismo”.

3     Essa situação de escravo, portanto, marca como traço fundamental e indispensável de ser assinalada a presença do negro africano no Brasil; a influência não foi do negro em si, mas do escravo e da escravidão, já observou Gilberto Freyre. Como escravo, e por causa da escravidão, o negro africano teve sua vida perturbada; dela afastado bruscamente, misturou-se com outros grupos culturais. Esta circunstância contribuiu para que os valores culturais de que era portador fossem prejudicados em sua completa autenticidade ao se integrar no Brasil.

4     Não puderam os escravos negros manter íntegra sua cultura, nem utilizar preferentemente suas técnicas em relação ao novo meio. Não foi possível aos negros revelarem e aplicarem todo o seu conjunto cultural: ou porque, ao contato com outros grupos negros, receberam ou perderam certos elementos culturais, ou porque, como escravos, tiveram sua cultura deturpada. Daí os sincretismos e os processos transculturativos.

5     Talvez este fato tenha concorrido para fazer com que no novo meio nem sempre fosse o negro um conformado; um joão-bobo que aceitasse pacificamente o que lhe era imposto. Foi, ao contrário, e por vezes através de processos bastante expressivos – e o caso dos Palmares é típico –, um rebelado.

(JÚNIOR, M. Diégues. Etnias e culturas no Brasil. 4 ed.: Rio, Paralelo, INL, 1972, p. 85-6.)  

Para persuadir o leitor a concluir como ele, vale-se o autor de todas as estratégias argumentativas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra (E).
    ----------

     

    Em momento algum do texto o autor utiliza-se da ironia.

     

    ----------

    At.te, CW.

  • Para respoder a questão não é necessário ler o texto. Trata-se apenas de saber de persuasão e suas características. O detalhe para uma questão dessas está no enunciado, em momento algum a banca pediu que retornássemos ao texto.

    Certamente seria difícil convencer alguém utilizando-se de ironia.

    Espero ter ajudado.

  • ironia

    substantivo feminino

    1ret figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo [A ironia ressalta do contexto.].

     

     5º parágrafo: "Talvez este fato tenha concorrido para fazer com que no novo meio nem sempre fosse o negro um conformado; um joão-bobo que aceitasse pacificamente o que lhe era imposto. Foi, ao contrário, e por vezes através de processos bastante expressivos – e o caso dos Palmares é típico –, um rebelado.

     

    Na minha opnião foi utilizado "ironia" na passagem acima. Concluo que todas as opções oferecidas pela questão estão corretas. Mas, quem manda é a banca :(

     

    Colega Concurseiros Persistentes, podemos utilizar a psicologia reversa.

    Psicologia reversa é o nome de uma técnica de persuasão, onde o objetivo pretendido é apresentado de modo contrário ao que realmente se deseja.

     

    Dizer: "vc é um joão-bobo, que aceita pacificamente tudo que lhe é imposto"

     

    Pode ser uma ironia, dependendo do contexto, pois querendo que a pessoa "não aceite tudo que lhe é imposto", eu posso utilizar a ironia, como forma de fazer com que ele reflita sobre a situação. 

     

     

  • FOCO!

    O cara ae falou que nao precisa ler o texto.........é cada uma q nego fala...kkk

    Quero ver vc na prova com essa tese. Galera que da like ae nunca fez prova namoral...acredita em cada M........ Vai pensando assim mesmo, é bom para ele que ta falando bost%&**^....

    A) correto, pois cita autores e influentes.( autoridade = autores, escritores, personalidades da literatura e etc...)

    B) correto, claramente se expõem fatos e personagens da historia nacional

    C) correto, analise o texto a relação causa e efeito( principalmente no 3° paragrafo)( estude COESAO e coerência)

    D) correto, dois ponto e ponto e virgula servem para isso = exemplificar, explicar, justificar.. é o que mais tem no texto(estude pontuação de preferência)

    ..

    E) errado, leia com atenção cada período e busque identificar a figura de LINGUAGEM chamada IRONIA... nao tem!