-
Gab. C
-
Paródia,pessoal, é a reescritura de um texto, trecho, música, etc. de forma que se modifica sua estrutura original. Na paródia você só pega alguns elementos, geralmente, os sons, rimas, entre outros, e faz algo completamente diferente. Cuidado, NEM SEMPRE possuem um tom humorístico.
-
Claramente uma paródia do consagrado poema ''Canção do Exílio'', de Gonçalves Dias.
Gabarito C
-
Perífrase: Trata-se de uma expressão que designa um ser através de alguma de suas características ou atributos, ou de um fato que o celebrizou. Veja o exemplo:
A Cidade Maravilhosa (= Rio de Janeiro) continua atraindo visitantes do mundo todo.
Paráfrase: Na paráfrase as palavras são mudadas, porém a idéia do texto é confirmada pelo novo texto, a alusão ocorre para atualizar, reafirmar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. É dizer com outras palavras o que já foi dito.
Paródia: A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos, há uma ruptura com as ideologias impostas e por isso é objeto de interesse para os estudiosos da língua e das artes.
GABARITO ''C''
-
Pastiche: ocorre a reprodução do estilo de determinado autor. Não é cópia
-
GABARITO: LETRA C
Paródia:
É a intertextualidade em que se subverte ou se distorce a ideologia do texto original, normalmente com objetivo irônico:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá
(Gonçalves Dias)
Minha casa tem goteiras,
Pingam daqui pingam de lá;
Quando chove é uma tristeza,
Pegue um balde para ajudar.
(Abraão S. Dias)
Há outros tipos de intertextualidade, como a citação, o plágio e a alusão.
FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.