SóProvas


ID
2014210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo de um hospital se apresenta a F., 54 anos, internado na Unidade de Tratamento Intensivo há 7 dias, consciente e responsivo. F. apresenta alucinações visuais, desorientação espaçotemporal e fuga de ideias. O médico plantonista afirma não ter percebido tal quadro em seu último plantão, três dias antes. A enfermagem comenta que o paciente estava entubado até a véspera. Um familiar, questionado, informa que F. trabalha como advogado e que levava uma vida normal e nunca havia apresentado tais sintomas.

De acordo com as informações disponíveis, a conduta a ser adotada pelo psicólogo deverá ser a de

Alternativas
Comentários
  • oferecer referências espaçotemporais e subjetivas, promovendo a comunicação com o paciente e agenciando sua relação com o mundo.

  • Gabarito: E.

    É possível que o paciente esteja vivenciando algum quadro decorrente da hospitalização, estes, são um tanto comuns em pacientes que estão hospitalizados. Ele é secundário a doença física grave, intoxicação medicamentosa e abstinência a hipnossedativos, álcool ou outra droga de abuso.

    Tendo em vista o quadro do paciente, que não é crônico/persistente, não há, em si, necessidade de intervenções medicamentosas e nem é percebido como um transtorno psíquico de intervenção a longo prazo, o melhor que se pode fazer é orienta-lo e gerenciar a sua relação com o mundo.