SóProvas


ID
2014243
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um dia de muito trabalho, o psicólogo de um hospital é convocado a conversar com um paciente que reluta em aderir ao tratamento, é procurado por uma mulher que se desestrutura ao saber do diagnóstico de uma doença recebido por seu marido, intermedeia um conflito entre um médico e um fisioterapeuta, escuta um paciente da enfermaria que se encontra deprimido e, por fim, acolhe uma enfermeira estressada com o ritmo de seu trabalho.

Nesse contexto, o trabalho desse psicólogo só será possível se houver

Alternativas
Comentários
  • capacidade de delimitar sua tarefa por relação ao espaço em que a executa, à temporalidade do hospital e à situação que lhe é apresentada.

  • Uma questão muito importante na atuação do psicólogo hospitalar é o setting e a temporalidade, que são diferentes da clínica. É preciso que o psicólogo saiba se adaptar ao tipo de local, muitas vezes atendendo no leito de enfermarias por exemplo. Além disso, a temporalidade é permeada de outros acontecimentos, por exemplo um paciente atendido pode ter que fazer algum procedimento médico no meio do atendimento psicológico, e obviamente existem procedimentos que não podem ser adiados. E para além de tudo isso o posicionamento profissional do psicólogo, isto é, saber delimitar qual é o seu local de atuação, como a psicologia ainda é uma profissão recente no ambiente hospitalar muitos profissionais e/ou usuários podem não saber corretamente sua função, muitas pessoas acreditam ser obrigação do psicólogo comunicar más notícias por ter um preparo para lidar com o sofrimento, quando na verdade essa é uma obrigação dos médicos, ao psicólogo cabe acompanhar os profissionais que forem dar a notícia oferecem suporte tanto para o paciente e seus familiares, quanto para a equipe.