SóProvas


ID
2014393
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento empresarial é importante, sobretudo, por alguns fatores essenciais, tais como: o senso de direção, a maximização da eficiência, a redução dos impactos ambientais (internos e externos), a definição dos parâmetros de controle administrativo e a potencialização do autoconhecimento organizacional. Pode-se afirmar, no geral, que existem três níveis de planejamento empresarial: estratégico, tático e operacional. Sobre o planejamento estratégico, leia as afirmativas.

I. É aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa.

II. Colabora com a concepção dos objetivos (metas) e da análise dos fatores internos e externos da companhia.

III. Em sua maioria, as decisões estratégicas são tomadas pelos proprietários, CEO, presidente, diretoria, sendo, portanto, responsáveis pelas atividades administrativas de nível tático e atividades de execução operacionais.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O pessoal da alta cúpula (Sócios, Presidente etc) são os responsáveis diretos do nível intermédiário (Gerentes, Diretores etc). Quem cuida do nível operacional é o nível tático e não o nível estratégico como afirma a assertiva III.

     

    Gabarito D

  • Letra D.

    Referente à alternativa III.

     

    [..], o nível estratégico envolveria os diretores e dirigentes máximos da organização.
    Já o nível tático envolveria a gerência média da organização (por isso, algumas bancas chamam este nível de gerencial). Finalmente, o nível operacional estaria relacionado com os supervisores e com os executores diretos das tarefas, ou seja, com o pessoal que “mete a mão na massa”.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó
    www.estrategiaconcursos.com.br

  • Letra D.

    Afirmativa III iniciou correta e depois misturou os conceitos.

    O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.

    O planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.

    O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.São os técnicos e operadores os responsáveis por executarem esse planejamento. Com ações de curto prazo, é mais detalhado e tem a descrição das funções a serem executadas por cada colaborador (responsabilidades, atividades, funções, divisão de tarefas etc.).

     

  • Mas será porque o planejamento estratégico apenas ''colabora'' para concepção de objetivos e metas....Deve ser porque ao ver da Quadrix , o planejamento operacional que faz a concepção de objetivos e metas e o estratégico apenas colabora. 

  • II - Colabora com a concepção dos objetivos (metas) e da análise dos fatores internos e externos da companhia.

    Colabora?!?

  • cópia desse artigo: http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html