-
(GABARITO A)
1.6. Teoria dos Sistemas
A Teoria dos Sistemas na Administração – TGS – foi derivada do trabalho do biólogo Ludwig von Bertalanffy. Ele buscou integrar todas as áreas do conhecimento.33
Um sistema, de acordo com Bertalanffy, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo.34
Assim, a Teoria dos Sistemas acolheu o conceito no qual as organizações são sistemas abertos, ou seja, que trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente.
Portanto, não podemos entender uma organização sem saber o contexto em que ela opera. Do mesmo modo, uma organização é a soma de suas partes (gerência de marketing, gerência de finanças etc.) e uma área depende da outra – o conceito de interdependência.
Fique Atento: Atualmente, as organizações são vistas como sistemas abertos
fONTE: 33 Chiavenato, História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno, 2009.
34 Bertalanffy, 1975 apud Chiavenato, História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno, 2009.
-
GABARITO: A
A organização é um sistema criado pelo homem e matém uma dinâmica interação com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.
Fonte: http://admgroup.blogspot.com.br/2012/05/teoria-dos-sistemas.html
-
Complementando o que os colegas já disseram:
Características da Teoria do Sistema:
EXPANSIONISMO: Focalização no TODO do qual o fenômeno faz parte.
PENSAMENTO SINTÉTICO: É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.
TELEOLOGIA: A causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja efeito. Portanto, a relação causa-efeito NÃO É UMA RELAÇÃO DETERMINÍSTICA OU MECANISTA, MAS SIM PROBABILÍSTICA.
Outras características do Sistema aberto:
1) Comportamento probabilístico.
2) Interdependência das partes.
3) Homeostase: a organização alcança um estado de equilíbrio quando satisfaz 2 requisitos: unidirecionalidade e progresso.
4) Morfogênese: o sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica.
5) Resiliência
6)Entropia Negativa: os sistemas abertos precisam mover-se para deterem o processo entrópico e se restabelecerem de energia.
-
Me deixei cair no erro de achar que a questão tratava da teoria estruturalista, pois ela foi a primeira a ser uma teoria de sistema aberto. Entendi meu erro depois analisando a sentença já que ela traz que a tal teoria em quesão veio a ser complementada pela teoria da contingência.
-
"A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Essa, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações."
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg_YwAL/tga-introducao-a-teoria-geral-administracao-idalberto-chiavenato-7-edicao?part=5
-
GABARITO LETRA A.
#JESUS ÚNICO DIGNO DE ADORAÇÃO!
-
ele falou da teoria holográfica, e bem pesada a questão pra um assistente. cesdrix
-
Acredito que a resposta é a letra A porque o enunciado da questão disse que a tal teoria foi complementada pela teoria da contingência. Mas a teoria estruturalista foi a primeira a tratar de conceitos de sistema aberta e por ênfase no ambiente.
Na verdade a teoria estruturalista teve ênfase nas pessoas, no ambiente e na estrutura.
-
Teoria de Sistemas: Ludwig Von Bertalanffy
• Sistemas existem dentro de sistemas;
• Sistemas abertos;
• Tem um objetivo ou propósito;
• As partes são interdependentes, provocando globalismo e holismo.