-
Gabarito D:
A comunicação interna (ou administrativa) percorre todas as áreas e ajuda a construir a própria cultura e a identidade organizacional, além de facilitar o relacionamento, a interação e a flexibilidade. Contribui para que haja um clima propício e favorável no ambiente de trabalho, reforça a confiança, fortalece o comprometimento das pessoas, e informa os programas e ações a serem executados.
A comunicação externa é a que torna a empresa conhecida perante o mercado, as instituições e a sociedade. A comunicação institucional (interna ou externa) é a responsável pela formação da imagem pública da instituição e ocorre mediante a divulgação de sua missão, visão, valores e crenças, e filosofias.
A comunicação pode ser formal ou informal. A formal segue uma hierarquia dentro da empresa, respeitando a administração, os valores existentes e os objetivos estabelecidos (é utilizada para tornar a organização conhecida). A informal não possui regra alguma, passando até mesmo por cima das autoridades constituídas (“rádio corredor”).
A comunicação apresenta diversos fluxos: horizontal – realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas de mesmo nível hierárquico; vertical – realizada entre níveis diferentes dentro da mesma organização, ou em unidades organizacionais em que uma seja superior à outra (matriz x filial); diagonal/transversal – realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes; lateral ocorre entre funcionários/equipes/departamentos distintos; ascendente – ocorre de baixo para cima; descendente – ocorre de cima para baixo
(PALUDO, 2013).
-
Não entendi tua resposta Vanessa. Na minha opinião a II é falsa.
-
Karina, acho que essas alternativas devem ser trechos da obra do autor, ou seja, seu posicionamento sobre esse assunto.
-
Gabarito D
Segundo Nassar (2004), afirma que "Aos gestores cabe prestar atenção as mudanças na sociedade e antecipar-se a um modelo diferente de relacionamento. A auto-estima dos trabalhadores, o sentimento de identidade com a organização, a responsabilidade com o trabalho, a produtividade e a competitividade, entre outros indicadores, com certeza, não são estimuladas por uma comunicação interna que os despreza ou subestima. Ou seja, a comunicação pode e deve ser utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa, mas sua prioridade nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista."
-
Essa conjunção, "porém", não faz a contradição?
-
Sim Felipe, mas pelo o que eu entendi a questão pede conclusão no sentindo em que a duas frases tem conexão.
Porque se fosse uma questão de português estaria errada.
-
I. A comunicação pode e deve ser utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa, (ATÉ AQUI OK ! )
PORÉM
II. sua prioridade nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista. (????)
Então quer dizer que a prioridade da comunicação é solucionar problemas ??? NÃO CONCORDO....
-
Só rindo mesmo. kkkkkkk
-
A questão está mais para portugues, do que para administração.
-
essa banca ta doida viu
-
Cono deve ser bom, para o examinador, escolher um em mil autores e, de verdade, acabar com a galera!
-
Pra quem não entendeu. A questão está dizendo que a comunicação deve ser usado pra, digamos assim, o ""bem-estar"" da empresa MAS, sua prioridade é ajudar na parte administrativa da empresa. Sacaram?
-
O foco é solucionar problemas? Sempre pensei que o foco era evitá-los.
-
Que questão sem noção.. onde da dislike? haha
-
Oi, meu nome é Quadrix e o meu sonho é elaborar questões do nível CESPE.
-
O examinador diz que uma conclui/completa a outra e mete um PORÉM no meio das duas. Vai entender... É um brincalhão mesmo, um fanfarrão.
-
"PORÉM" ??????????? QUE LIXO
-
Comunicação Organizacional está atrelada ao profissional de relações públicas, o qual busca construir, proteger e divulgar a imagem da empresa, sendo essencial tratar a comunicação com visão sistêmica, diante dos diversos pontos de vista.