SóProvas


ID
20146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos de investimento são importantes para vários tipos de instituições financeiras. Entre os mais comuns, podem-se mencionar os certificados de depósitos bancários (CDBs) e os fundos mútuos de investimentos. O mercado financeiro de produtos de investimento tem obtido crescente desempenho: no início de 2007, somente a indústria de fundos alcançou o volume de um trilhão de reais. Acerca desses produtos, julgue os itens a seguir.

Só é possível a abertura de conta-investimento ao cliente que possuir pelo menos uma conta-corrente de depósitos a vista, mesmo que em instituição distinta.

Alternativas
Comentários
  • Para abertura de conta corrente é necessário que a pessoa seja titular de conta corrente ou de conta de poupança na própria instituição ou em outra instituição integrante
    http://www.bcb.gov.br/textonoticia.asp?codigo=398&idpai=NOTICIAS
  • A Conta Investimento (CI) foi criada em 1º Outubro de 2004 e revogada pelo BACEN em 4 de maio de 2010, funcionava como uma conta de depósito que permitia ao investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, migrar de um investimento para outro. O grande apelo da CI, quando da sua criação, era a possibilidade de migrar recursos entre investimentos sem a cobrança da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira), que seria cobrada apenas no débito que ocorresse em valores que não estavam anteriormente aplicados, foi pela cobrança desse imposto não ter continuado que o Banco Central decidiu pelo fim da CI.
  • Embora o BACEN ainda mantenha um  link para informações acerca da conta investimento, a CIRCULAR Nº 3.346 foi revogada pela circular 3494/2010: http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/2007/pdf/circ_3346_v2_L.pdf

    Outras leituras: http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=20040812ctainvestimento


  • O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (04/05/2010) que vai extinguir as contas-investimento. Essas contas foram criadas em março de 2007 para permitir a transferência de recursos dos clientes para aplicações financeiras sem que eles tivessem de pagar a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

    Como a CPMF foi extinta no início de 2009, as contas-investimento perderam sua função.


    http://seudinheiro.ig.com.br/index.php/2010/05/04/banco-central-extingue-as-contas-investimento/