SóProvas


ID
2014693
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                                     Rito de Passagem

          Um dia seu filho se aproxima e diz, assim como quem não quer nada: “Pai, fiz a barba”. E, a menos que se trate de um pai desnaturado ou de um barbeiro cansado da profissão, a emoção do pai será inevitável. E será uma complexa emoção essa, um misto de assombro, de orgulho, mas também de melancolia. O seu filho, o filhinho que o pai carregou nos braços, é um homem. O tempo passou.

      Barba é importante. Sempre foi. Patriarca bíblico que se prezasse usava barba. Rei também. E um fio de barba, ou de bigode, tradicionalmente se constitui numa garantia de honra, talvez não aceita pelos cartórios, mas prezada como tal. Fazer a barba é um rito de passagem.

      Como rito de passagem, ele não dura muito. Fazer a barba. No início, é uma revelação; logo passa à condição de rotina, e às vezes de rotina aborrecida. Muitos, aliás, deixam crescer a barba por causa disto, para se ver livre do barbeador ou da lâmina de barbear. Mas, quando seu filho se olha no espelho, e constata que uns poucos e esparsos pelos exigem - ou permitem - o ato de barbear-se, ele seguramente vibra de satisfação.

      Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. E, no entanto, é exatamente isto: o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos. E os pelos que a água carrega para o ralo da pia levam consigo sonhos e fantasias que não mais voltarão.

      É bom ter barba? Essa pergunta não tem resposta. Esta pergunta é como a própria barba: surge implacavelmente, cresce não importa o que façamos. Cresce mesmo depois que expiramos. E muitos de nós expiramos lembrando certamente o rosto da criança que, do fundo do espelho, nos olha sem entender.

(SCLIAR, Moacyr et al. Histórias de grandeza e de miséria. Porto Alegre: L&PM, 2003) 

Em relação ao rito de passagem apresentado pelo texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • não seria "pêlos"?

  • Genivaldo Silva, respondendo a sua pergunta...

    PELO OU PÊLO

    A forma correta de escrita do nome do filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais é pelo, sem acento circunflexo. A palavra pêlo passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Nesta atual reforma ortográfica foi abolido o acento circunflexo utilizado no substantivo pelo, deixando de haver acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas. O acento circunflexo diferenciava o substantivo pelo da preposição contraída pelo.

    Antes do acordo: pêlo, pára, péla, pélo, pólo, pêra.
    Depois do acordo: pelo, para, pela, pelo, polo, pera.

    Assim, a distinção entre o substantivo pelo e a preposição contraída pelo não é mais feita pela acentuação mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem. 

     

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/pelo-ou-pelo/

     

    Espero ter ajudado!

     

    Bons estudos galera!

  • O único acento diferencial que ainda persiste é na palavra pôr, para diferenciar a preposição por do verbo pôr

    Certo ou Errado?

  • B

     

  • ?????

  • Comentários insipiente, sem relação com a questão.

  • vamos nos ater a fazer comentário sobre o que pede a questão? nenhum dos comentários esclarece a resposta . =S

  • Um dia seu filho se aproxima e diz, assim como quem não quer nada: “Pai, fiz a barba”. E, a menos que se trate de um pai desnaturado ou de um barbeiro cansado da profissão, a emoção do pai será inevitável. E será uma complexa emoção essa, um misto de assombro, de orgulho, mas também de melancolia. O seu filho, o filhinho que o pai carregou nos braços, é um homem. O tempo passou.

     

     Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. E, no entanto, é exatamente isto: o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos. E os pelos que a água carrega para o ralo da pia levam consigo sonhos e fantasias que não mais voltarão

     

    gabarito letra B.

  •  a) se trata de um estágio duradouro uma vez que introduz a fase adulta. = ERRADA, POIS NO TEXTO DIZ QUE NÃO DURA MUITO

     b)  representa uma alteração que não é só física, mas também comportamental. = CORRETA

     c)  independente da situação, constitui garantia de honra como nos tempos bíblicos.= ERRADA, POIS NO TEXTO NÃO TRAZ ISSO

     d) traz, de imediato, ao rapaz a consciência de que a infância ficou para trás. = ERRADA, POIS NO TEXTO DIZ QUE NÃO DURA MUITO, CONTUDO MAIS A FRENTE O TEXTO TRAZ QUE "LOGO PASSA", O QUE CERTAMENTE CONFUNDE.

     e) é entendido como algo trivial para os pais que já são mais experientes. = ERRADA, POIS NÃO SE REFERE AO RITO DE PASSAGEM.

  • Considerando que é Interpretação de Texto, não importa a opinião do leitor. 

     

    A questão foi mal formulada, pois a letra "c" concorda com o que o 2º parágrafo diz, principalmente no final: "Fazer a barba é um rito de passagem".

     

    Na minha opinião as letras "B" e "C" são possíveis respostas.

     

    ps: O vídeo de comentário da professora não acrescentou nada, só repetiu o que estava escrito.

  • Foco,

    Nao vejo dessa forma, da qual vc fala que o comentario da professora foi so uma repeticao do que estava escrito, pois ela apresentou os motivos por que as outras alternativas nao serem a correta, identificando as falhas em cada alternativa.

    Concordo que nao tem nenhuma relacao a resposta ser correta a B, mas as outras tem suas falhas expostas.

  • Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. E, no entanto, é exatamente isto: o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos.

  • pq no seria a letra C    ????

    no texto onde diz: " Barba é importante. Sempre foi. Patriarca bíblico que se prezasse usava barba. Rei também. E um fio de barba, ou de bigode, tradicionalmente se constitui numa garantia de honra, talvez não aceita pelos cartórios, mas prezada como tal. Fazer a barba é um rito de passagem. "

    a letra B ... representa uma alteração que não é só física, mas também comportamental.
    ONDE ESTA ESSA INFORMACAO NO TEXTO ?  ? ? ?

     

  • Rodney, entendo que não pode ser a letra C por dois motivos:

     

    1) pq ela fala "independente da situação". A questão se refere em seu preâmbulo ao "rito de passagem", quando na verdade é a barba que traria algum motivo de presteza. Patriarca bíblico que se prezasse usava barba.

     

    2) pq honra não é exatamente presteza, veja:

    Significado de Honra

    substantivo feminino Princípio de conduta da pessoa que se comporta de modo virtuoso, corajoso, honesto; cujas qualidades são consideradas, socialmente, virtuosas.O sentimento próprio dessa pessoa: manteve a honra como presidente.Comportamento que denota consideração: permitiu-lhe a honra daquela dança.

    Significado de Presteza

    substantivo feminino Característica de quem é solidário; qualidade da pessoa que tenta ajudar os outros de maneira caridosa e rápida: recebeu nossa solicitação com presteza.Qualidade do que possui pressa, ligeireza, agilidade: demonstraram presteza no serviço de entrega.Qualidade do que ou da pessoa que está prestes, disponível.

  • Acredito que o erro da C é em dizer INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO, uma vez que o próprio texto traz uma ressalva: "...a menos que se trate de um pai desnaturado ou de um barbeiro cansado da profissão..."

  • https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono13.php

    Acentos diferenciais.

     

  • "Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Esses ritos podem ter caráter social, comunitário ou religioso, e marcam momentos importantes na vida dos indivíduos."

     

    www.brasil247.com 

  • a) se trata de um estágio duradouro uma vez que introduz a fase adulta. Errada:" Como rito de passagem, ele não dura muito."

    b)  representa uma alteração que não é só física, mas também comportamental. Correta: "Fazer a barba. No início, é uma revelação" e "ele seguramente vibra de satisfação"

    c)  independente da situação, constitui garantia de honra como nos tempos bíblicos. Errada: "talvez não aceita pelos cartórios"

    d) traz, de imediato, ao rapaz a consciência de que a infância ficou para trás. Errada: "Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás."

    e) é entendido como algo trivial para os pais que já são mais experientes. Errada: "a emoção do pai será inevitável"

  • B) representa uma alteração que não é só física, mas também comportamental.

    ''Fazer a barba. No início, é uma revelação; logo passa à condição de rotina, e às vezes de rotina aborrecida. Muitos, aliás, deixam crescer a barba por causa disto, para se ver livre do barbeador ou da lâmina de barbear.''

    RESPONDI COM BASE NESSE TRECHO DO TEXTO, DADO QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE COMEÇA A NASCER PELOS NO ROSTO (ALTERAÇÃO FÍSICA), SURGE O COMPORTAMENTO DE RASPAR ESSES PELOS FAZENDO A BARBA (ALTERAÇÃO COMPORTAMENTAL).

  • Em relação ao rito de passagem apresentado pelo texto, é correto afirmar que:

    A) se trata de um estágio duradouro uma vez que introduz a fase adulta. (ERRADA)

    "Como rito de passagem, ele não dura muito."

    B) representa uma alteração que não é só física, mas também comportamental.(GABARITO)

    "o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos. E os pelos que a água carrega para o ralo da pia levam consigo sonhos e fantasias que não mais voltarão."

    C) independente da situação, constitui garantia de honra como nos tempos bíblicos. (ERRADA)

    "tradicionalmente se constitui numa garantia de honra, talvez não aceita pelos cartórios"

    D) traz, de imediato, ao rapaz a consciência de que a infância ficou para trás. (ERRADA)

    "Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. "

    E) é entendido como algo trivial para os pais que já são mais experientes. (ERRADA)

    "logo passa à condição de rotina, e às vezes de rotina aborrecida. Muitos, aliás, deixam crescer a barba por causa disto, para se ver livre do barbeador ou da lâmina de barbear"