SóProvas


ID
2015302
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
A leitura literária e o ensino de literatura
    Segundo Aguiar e Bordini (1988), o livro é o instrumento que expressa todo e qualquer conteúdo humano individual e social de forma cumulativa. A partir da leitura, o indivíduo é capaz de compreender melhor sua realidade e seu papel como sujeito nela inserido. Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos. Nas palavras de Larrosa (2000), ler consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se ao texto, abandonar-se nele e não apenas apropriar-se dele para nossos fins. As pessoas crescem lendo e são permanentemente leitoras em formação, recebendo a cada etapa de sua vida uma nova carga significativa para os conhecimentos já acumulados por suas leituras anteriores.
    Um texto não é um objeto fixo em um momento histórico; ele lança seus sentidos e tem sua continuidade nas composições de leitura que suscita. Não cabe ensinar literatura perguntando apenas “O que o texto pode querer dizer?”, mas sim, e especialmente, “Como o texto funciona em relação ao que quer dizer?”. O leitor ou interlocutor interage com o texto, constrói sentidos, expõe suas relações com a língua, exterioriza seus conhecimentos prévios, preconceitos, pontos de vista. Ao final de cada leitura, o texto já é um novo texto.

(ZAFALON, Miriam. A leitura e o ensino da Literatura no Nível Médio.
Tese de Mestrado. UEM)

As palavras de Larrosa, citadas no texto, indicam um objetivo da leitura, que é

Alternativas
Comentários
  • Acho que a letra c diz respeito à citação de Aguiar e Bordini.

  • c) estabelecer um vínculo histórico entre leitores.

     

    "O leitor ou interlocutor interage com o texto, constrói sentidos, expõe suas relações com a língua, exterioriza seus conhecimentos prévios, preconceitos, pontos de vista. Ao final de cada leitura, o texto já é um novo texto."

  • Concordo plenamente com o Wellington. Descartei a C de cara por entender que se referia a citaçao de Aguiar e Bordini.

  • Não marcaria a letra C. Não fez nenhum sentido, se fosse o Aguiar e Birdini  no início do texto tudo bem, mas nesse pedido não entendi.

  • A maioria marcou a letra A rsrs.. pensei que fosse a única.

  • FGV sendo FGV

  • A banca errou feio nessa em?!

    Dois trechos no texto que podem remeter à alternativa 'c':

     

    Trecho 1: "Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos." Reprodução das palavras de Aguiar e Bordini, ainda nem havia sido citado Larrosa no texto! Certamente a banca fazia referência à esse trecho do texto, mas errou ao falar do outro autor.

     

    Trecho 2 (nem faz tanto sentido assim, mas...): "O leitor ou interlocutor interage com o texto, constrói sentidos, expõe suas relações com a língua, exterioriza seus conhecimentos prévios, preconceitos, pontos de vista. Ao final de cada leitura, o texto já é um novo texto." - ZAFALON, Miriam. É uma manifestação do autor do texto, já está em outro parágrafo, não há como considerar isso uma continuação "das palavras de Larrosa".

     

    Quanto às palavras de Larrosa, não tem nenhuma alternativa que sirva, nenhuma é "mais certa". 

     

    Questão errada!

    Gabatiro mantido...

     

    FGV, assim fica difícil defender...

  • Gabarito da banca letra C.

     

     

    10 minutos depois marquei a letra "c", mas concordo plenamente com os comentários da maioria dos colegas, sobretudo da Supergirl Concurseira. A alternativa proposta relaciona-se com as palavras do autor, e não com a citação do enunciado.

  • MY GOD!

  • Nessa banca só pode ter alguma sacanagem. É pra eliminar quem está bem preparado e fazer passar quem tem algum conchavo. 

    Se você pega a lista de aprovados e vê gente fechando português. Não é possível uma coisa dessas. 

    Toda prova ela faz isso, 2 ou 3 questões que são impossiveis de acertar.

     

    Se em casa, com todo tempo do mundo, você não consegue acertar a questão, imagina na hora da prova com toda pressão e o tic tac do relógio.

  • Ainda acho que a letra A) é a que melhor contempla ao enunciado da questão.

     

    Apropriar-se da leitura para os nossos fins é dar a ela um viés utilitarista. De fato não é o único nem o principal objetivo  da leitura, muito menos aquele que o referido autor considera como o mais querido, mas reparem que Larrosa diz "não apenas", isto é, ele trata de modo menor quem utiliza da leitura para os seus próprios fins, mas ainda assim considera isso como um objetivo.

  • FGV, banca ditatorial dos infernos, faz jus ao nome que adotou do facínora fascista que foi Getúlio Vargas....não me admira se mudar o nome para Fundação Luiz Fulano de Tal da Silva...

  • Acho que a letra "A" seria a melhorzinha, mas nem de longe a ideal, realmente complicado confiar nessa banca!

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!

    Bons estudos!

     

  • Percebam que a letra C é única alternativa que cita algo que foi referenciado no texto! FGV costuma pedir assim, é só seguir o raciocínio da banca!

     

    "Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos."

  • Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos. Nas palavras de Larrosa (2000), ler consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se ao texto, abandonar-se nele e não apenas apropriar-se dele para nossos fins. . 

    Observem que esse trecho em azul já era "a voz do Larrosa"!

    Quando ele escreve que " nas palavras de Larrosa" ele retoma o trecho anterior e explica com as palavras dela   o trecho em vermelho ...

    As palavras de Larrosa, citadas no texto, indicam um objetivo da leitura, que é :

    GAB-

    c)estabelecer um vínculo histórico entre leitores.

  • cada prova da FGV é um recrutamento de examinadores e jamais uma seleção de servidores públicos.

  • Shahla, como você identificou que esse trecho já era ''a voz do Larrosa''? Eu achei que esse trecho ainda fazia referência ao ''Segundo Aguiar e Bordini''...

  • A questão trata de forma bem subjetiva a paráfrase e a citação indireta. Estamos acostumados com a leitura de citações após a menção do nome do autor. No caso dessa questão, não é isso o que acontece. Devemos nos atentar também ao que o enunciado pede, ou seja, o objetivo segundo as palavras do autor Larrosa.

    Vejamos as alternativas:

    a) tornar útil o conhecimento adquirido - O trecho do texto que sintetiza melhor essa alternativa é o seguinte: A partir da leitura, o indivíduo é capaz de compreender melhor sua realidade e seu papel como sujeito nela inserido. Porém, em tal trecho a autora parafraseia o pensamento dos autores Aguiar e Bordini.

    b) criar a possibilidade de dar lógica ao universo – Não há referência dessa alternativa no texto.

    c) estabelecer um vínculo histórico entre leitores – A alternativa está confirmada no seguinte trecho: Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos.

    Tal trecho é uma citação do autor Larrosa? Sim, pois depois há a paráfrase da autora sobre essa citação: Nas palavras de Larrosa (2000), ler consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se ao texto, abandonar-se nele e não apenas apropriar-se dele para nossos fins.

    Observe que a citação ocorreu antes da menção do autor. E após a referência, a autora da tese parafraseia, ou seja, discorre sobre o pensamento de Larrosa com as suas próprias palavras.

    d) divulgar ideias novas que possam mudar o mundo - O trecho que corresponde a essa alternativa é o seguinte: O leitor ou interlocutor interage com o texto, constrói sentidos, expõe suas relações com a língua, exterioriza seus conhecimentos prévios, preconceitos, pontos de vista. Porém, não é uma citação do autor Larrosa, mas sim da autora da tese.

    e) dar possibilidades culturais de educar o próximo – O trecho relacionado a essa alternativa é o seguinte: Não cabe ensinar literatura perguntando apenas “O que o texto pode querer dizer?", mas sim, e especialmente, “Como o texto funciona em relação ao que quer dizer?". Porém, tal pensamento pertence à autora da tese.

    Dica: a banca FGV trabalha com o que está no texto, ou seja, as teorias são aplicadas de acordo com cada texto selecionado para as questões. Sendo assim, nessa questão, a banca trabalhou com os conceitos de citação e paráfrase, mas desconstruiu as teorias prévias, ou seja, alterou o modo como estamos acostumados a ler citações.

    Gabarito do professor: alternativa C
  •  

    Letra C

    (...)recebendo a cada etapa de sua vida uma nova carga significativa para os conhecimentos já acumulados por suas leituras anteriores.