SóProvas


ID
2015386
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O estudo científico da comunicação: avanços teóricos e metodológicos ensejados pela escola latino-americana

INTRODUÇÃO

A sociedade moderna está cercada de todos os lados pelos vários sistemas de comunicação. Estudar a comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informação e da comunicação é indispensável no mundo globalizado. Estamos iniciando os últimos passos para a saída do século XX e os primeiros para a entrada do século XXI. Neste período de transição o ser humano vive momentos de incertezas da comunicação e de (in)comunicação, das crises políticas, culturais, econômicas e religiosas. As distâncias na sociedade contemporânea estão cada vez mais próximas, quer seja pelos modernos meios de transporte ou pelas telecomunicações via satélite, Internet, etc. Com as novas tecnologias, a velocidade da informação e o processo comunicacional tomam-se cada vez mais complexos e conseqüentemente de mais difícil compreensão.

No início do século XX o impacto sociocultural e econômico se deu com a revolução industrial. O século XXI está chegando sob o impacto da revolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. É inegável a importância dos meios de comunicação social e sua influência na complexa sociedade globalizada. Desta forma, estudaras mídias passou a ser uma prioridade no campo das interações sociais. É necessário investigar, compreender e formular teorias de comunicação que possam atender os interesses da sociedade no mundo globalizado. Em busca desse objetivo resolvemos fazer algumas reflexões sobre os paradigmas existentes e tentar abrir algumas brechas que possam contribuir na formatação de novos ingredientes colaboradores do processo de interpretação e explicação da realidade atual. É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.

http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista6/artiao%206-3.htm - acesso em 03/05/2016. 

Assinale a alternativa correta. O termo (in)comunicação nos leva a entender:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C.

    In indica negação.

  • Apesar de a letra (C) está correta, essa questão deveria ser anulada, pois a letra (A) também estaria correta.

    Vejamos os dois significados desse prefixo:

    en-, em-, in- : Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma, revestimento. Exemplos: imergir, injetar, importar... ( nesse caso comunicação interna, na letra a, poderia significar um movimento para dentro, ou seja, interno.

    i-, in-, im- : Sentido contrário, privação, negação. Exemplos: ilegal, impossível, improdutivo.

  • Nesse caso, acredito que o contexto é a chave para que o gabarito seja, realmente, a alternativa C.

     

    Da forma como está apresentado no texto, não faz sentido relacionar "(in)comunicação" a "comunicação interna".

     

    Eu errei, acabei marcando D.

  • Não faz sentido para mim não haver comunicação. Entendo que na verdade vai haver comunicação ou comunicação com falhas. Por isso (in)comunicação, já que ela continua existindo nos tempos de hoje. Porém isso pode ser uma ideia que eu extrapolei o texto.

  • Pois é, galera. 

    Fiz uma análise mais atenta ao contexto da sentença e percebi que realmente o sentido do (IN) estaria mais para falta de comunicação do que para FALHA DE COMUNICAÇÃO.

    Vejamos:

    Neste período de transição o ser humano vive momentos de INCERTEZAS DA COMUNICAÇÃO (o sentido aqui JÁ SERIA DE FALHA) e de (IN)COMUNICAÇÃO (NESSE CASO, SERIA MAIS CONVENIENTE AO CONTEXTO A IDEIA DE FALTA DE COMUNICAÇÃO).

    Errei essa questão, mas fiz uma nova análise e concluir por esse entendimento.

    Caso encontrem erros/ contradições acerca do meu ponto de vista, por favor, avisem-me.

    Bons estudos !

  • Significado de Incomunicação: substantivo feminino. Falta de comunicação; inexistência ou interrupção da capacidade de comunicar, de transmitir ou receber mensagens, informações: a chamada sociedade do conhecimento está criando, cada vez mais, uma incomunicação entre as pessoas.Etimologia (origem da palavra incomunicação). In + comunicação.