SóProvas


ID
2015497
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alunos surdos que estão na sala de aula tem direito de aprender de acordo com suas peculiaridades e necessidades. A práxis educativa supõe condições de produção de compreensão da realidade escolar. No entanto, os surdos necessitam viver uma história pedagógica diferente da dos ouvintes. Lacerda 2000, sugere que para superar a dificuldades do surdo na leitura e escrita devem estudar numa escola que segue a corrente comunicativa que reconheça:

Alternativas
Comentários
  • A proposta bilíngüe traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da segunda: a língua portuguesa. O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo. Já a língua portuguesa, possibilitará o fortalecimento das estruturas lingüísticas, permitindo acesso maior à comunicação.

     

    A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte. As propostas educacionais começam a estruturar-se a partir do Decreto 5 626/05 que regulamentou a Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dessa forma, os surdos passaram a ter direito ao conhecimento a partir desta língua. O português é utilizado na modalidade escrita, sendo a segunda língua, e a educação dos surdos passa a ser bilíngüe.

     

    Gab: C

    De nada. Não desistam!