SóProvas


ID
201721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no
desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de
conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas
e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas
pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de
produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à
tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens.

Produtos como o metilciclopropeno (1-MCP) têm sido úteis no manejo pós-colheita de muitas frutas, pois retardam o amadurecimento das que apresentam comportamento climatérico. Manga e banana, por exemplo, são exemplos dessas frutas, e os efeitos são, principalmente, a retenção da firmeza e da cor, e a redução e(ou) atraso da atividade respiratória e da produção de etileno.

Alternativas
Comentários
  • O uso de inibidores de etileno, como o 1-Metilciclopropeno, está entre as técnicas póscolheita que podem retardar o amadurecimento e prolongar a vida útil dos frutos, podendo manter excelência no padrão de qualidade, minimizar perdas e aumentar a rentabilidade.

    Existem dois principais usos comerciais do 1-MCP: a manutenção do frescor de plantas e flores ornamentais, e a prevenção da maturação inadequada de frutas. Em cada caso, 1-MCP é combinado com outros materiais para manutenção e então misturadas com uma específica quantidade de água ou outra solução para liberar-se no ar. Ele é usado em ambientes fechados, tais como frigoríficos, caminhões, estufas, instalações de estocagem, navios e containers.

    O uso de 1-MCP em produtos agrícolas incluindo maçãs, kiwis, tomates, bananas, ameixas, caquis, abacates e melões foi aprovado e aceitado para o uso em mais de 26 países incluindo a União Européia e os EUA. Embora estes sejam benefícios ao consumidor, incluindo produtos mais frescos e baixo custo, há alguma preocupação que os consumidores podem comprar a fruta que é mais velha do que o esperado.