SóProvas


ID
2017483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Quanto a conceitos básicos e escolas teóricas das relações internacionais, julgue (C ou E) o seguinte item.


A teoria da interdependência complexa, desenvolvida por institucionalistas liberais como Robert Keohane e Joseph Nye, é caracterizada pela não hierarquização de temas de política internacional.

Alternativas
Comentários
  • “Keohane e Nye começam construindo dois modelos teóricos: realismo e interdependência complexa. O primeiro apresenta as relações internacionais como uma luta pelo poder (...). Por outro lado, sob condições de interdependência complexa, (1) participam agentes que não são Estados; (2) não existe uma hierarquia clara dos assuntos; e (3) o uso da força não é efetivo. (...) [dessa maneira] é difícil para os Estados democratas delinear e perseguir políticas exteriores racionais. Isso é particularmente verdadeiro quando a ausência de uma dimensão de segurança dificulta a determinação de uma ordem clara de valores." (Martin Griffiths, 50 Grandes estrategistas das relações internacionais, p. 271)

     

  • Certo

     

    Citando Keoahane e Nye diz que “a Interdependência é uma situação caracterizada por efeitos recíprocos entre os países ou entre os atores de diferentes países ou simplesmente o estado de mútua dependência”. Esses efeitos entre os países resultam de transações internacionais de dinheiro, pessoas e mensagens através das fronteiras internacionais. Em outras palavras o que acontece um país fatalmente vai refletir em outro, devido essa forte dependência que a economia de um tem sobre a do outro, vimos recentemente esse fenômeno onde a crise de 2008 no Estados Unidos devido aos derivativos se alastrou para o mundo todo.

     

    Para Keohane e Nye, a interdependência é um fenômeno custoso para os atores do sistema internacional, traduzida temos a sensibilidade (repercussão de uma decisão em um país sobre o outro) e vulnerabilidade (alternativas de contornar a sensibilidade). O novo cenário mundial de poder onde o conceito de Interdependência se opõe ao do ultrapassado realismo temos a formulação por Keoahane e Nye da teoria da interdependência complexa que é caraterizada pelos múltiplos canais entre as sociedades, com múltiplos atores não apenas os Estados; por assuntos múltiplos que não estão organizados de forma hierárquica e pela irrelevância da ameaça ou do uso da força pelos Estados (SARFATI, 2005, p. 169).

     

    A Teoria da Interdependência continua influenciando cada vez mais as trocas comerciais e a sociedade por todo o planeta. A terceira revolução industrial, caracterizada por profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre o conhecimento científico e produção industrial faz com que a dependência de uma região do globo em relação a outra seja cada vez maior.

     

    https://medium.com/@josueperini/teoria-da-interdepend%C3%AAncia-e-sua-influ%C3%AAncia-no-mundo-atual-9323aaa18668

  • Interdependência Complexa é o resultado da multiplicação das interconexões globais e da aceleração dos fluxos financeiros, demográficos, de bens, serviços e de informações

    O Estado deixou de ser o único ator capaz de produzir alterações e criar situações de dependência direta. São portanto os atores não governamentais que contribuem de forma direta com o acontecimento da relatada teoria. O fato de que a ação dos diversos atores influem diretamente em vários neveis cria a noção de uma teia de relações interdependentes.

  • Para acertar, você pode pensar também em realismo x liberalismo (em que se encaixa a interdependência complexa). O realismo hierarquiza as questões, estando o poder no topo. Já o liberalismo não tem isso, ainda mais com a quantidade de atores internacionais.

  • Robert Keohane (1941-) e Joseph Nye (1937-) neoliberalismo e interdependência complexa: Com o aumento da globalização e da conexão entre os povos do globo – comunicação, finanças, transporte, turismo, cultura, etc – também aumentou a interdependência dos atores internacionais estatais e não-estatais. Isso quer dizer que há uma interdependência complexa entre todos estes atores, algo que não havia anteriormente. Nesse cenário de interdependência não havia espaço para hierarquia temática nas relações internacionais. Não mais havia espaço, por exemplo, para que o tema de segurança fosse sempre enfatizado em detrimento dos outros. Com uma maior interdependência do sistema internacional, as questões climáticas, os direitos humanos, os regimes institucionais, a segurança e demais temas acabam sendo tratados com igual peso.