SóProvas


ID
2017630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

No decorrer do século XX, o aparelhamento dos portos, a construção de estradas de ferro e as novas formas de participação do país na fase industrial fizeram do Sudeste a região com maior concentração de capital, de modo independente de uma nova regionalização agrária ou urbana brasileira.

Alternativas
Comentários
  • não entendi a parte "de modo independente de uma nova regionalização (..)"

    alguém pode explicar por que a acertiva está ERRADA?

  • O erro está em afirmar que a regionalização agrária e urbana se deu de modo independente do desenvolvimento de indústrias, portos e estradas de ferro na região Sudeste. Foi justamente o contrário, com todos esses processos ocorrendo de maneira interligada e simultânea.

    O Porto de Santos é um bom exemplo. Inaugurado no final do século XIX, ele é causa e consequência da migração da produção de café do Vale do Paraíba carioca para o interior paulista. Ele foi ali instalado por ser o caminho mais curto para que ferrovias pudessem transpor a Serra do Mar. A renda obtida com a exportação do café no porto ajudou a financiar a industrialização do Sudeste.

    O fluxo de dinheiro para a região, por sua vez, atraiu, na primeira metade do século XX, imigrantes que para lá se dirigiam para "fazer o Brasil". Na segunda metade do século, são os migrantes do Nordeste que se dirigem à região Sudeste em busca de melhores condições de vida.

    Está tudo interligado.

  • Podemos ser sucintos: foi a regionalização agrária (ciclo do café etc) e urbana (SP (Capital Econômica) RJ (Capital Política)) que trouxe todo o resto citado na primeira metade do século XX.

  • está errada pq ela nao é independente,pelo contrario ela depende muito das regioes proximas

  • Gab: Errada

     

    Foi necessária movimentação urbana (mão de obra) e de insumos (matéria prima) produzidos em outras localidades para a expansão industrial.

  • Errada.

    O erro se dá poís a industrialização do Brasil ocorreu graças ao acumulo de capital, a insfraestruta de transportes decorrentes do ciclo do café, ou seja, dependente do setor agrário. Além do mais, o ciclo do café atraiu mão de obra, especialmente estrangeira, importante no processo de formação das grandes cidades no início do século XX.

  • NOVAMENTE A CESPE FAZENDO RESTRIÇÃO

     

    (INDEPENDENTE)ERRADO

    ELA DEPENDE DE OUTRAS REGIÕES!

  • Errado. Graças ao capital produzido com o Café na região Sudeste, foi possível o binômio industrialização/urbanização na dita região, que ocorreu principalmente pós crise na exportação do produto em 1930 (Grande Depressão).

  • Gabarito: ERRADO.

     

    O erro da questão está em afirmar que a urbanização e a regionalização do campo são processos independentes da industrialização.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino

  • A questão dá a entender que o processo de industrialização nada teve a ver com a regionalização agrária, o que é falso. No começo do século XX, por exemplo, a industrialização em São Paulo teve como ponto de partida o capital oriundo da cafeicultura.

    Essa relação entre o capital do café e a indústria, inclusive, foi que contribuiu para que este setor da economia se concentrasse, na primeira metade do século XX, na região Sudeste.

    Resposta: Errado

  • está errada pq ela nao é independente,pelo contrario ela depende muito das regioes proximas

  • ESRADAS DE FERRO? ATÉ HJ NADA...

  • Como diz o Hott: Não há região/Estado independente no Brasil. Todos dependem, em maior ou menor grau, uns dos outros. Aí está a importância da PRF na manutenção da conexão entre eles.

    Pertenceremos!

  • Apesar de a região do sudeste ser a mais rica do pais, não quer dize que ela é independe das outras. pois existem mecanismos de integração entre as regiões para melhor desenvolver a economia.

  • 1º, 2º e 3º setor são totalmente dependentes.

  • "MODO INDEPENDENTE "

    G= ERRADO!

  • TODOS OS ESTADOS DEPENDEM DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE UNS AOS OUTROS, POR CONSEGUINTE NÃO TEM ESTADO INDEPENDENTE.

  • As regiões servem para efeito de estudos científicos, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas. Sobre a diferenciação regional brasileira julgamos a afirmativa a seguir.
    Análise do item:
    A industrialização e o desenvolvimento de infraestrutura da Região Sudeste não ocorreram de forma autônoma em relação ao restante do país onde uma nova regionalização agrária e urbana ocorreram em consonância com o que ocorreu no centro econômico do país. Atualmente a região Centro-Oeste é a segunda mais urbanizada do país e conta com uma infraestrutura de produção, beneficiamento e escoamento significativa a título de exemplo. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO