SóProvas


ID
2017651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

País de território misto, marcado a um só tempo pela continentalidade e maritimidade, o Brasil tem, na análise dos clássicos da teoria geopolítica relacionados ao poder naval (Mahan) e na da teoria do poder terrestre (Mackinder), importantes questões para a discussão de uma visão estratégica contemporânea, em um contexto em que há um importante aumento da estrutura política e econômica do país no cenário mundial.


Ronaldo Gomes Carmona. Geopolítica clássica e geopolítica brasileira

contemporânea: Mahan e Mackinder e a “grande estratégia” do Brasil para

o Século XXI. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012 (com adaptações). 

Tendo como referência inicial o trecho do texto de Ronaldo G. Carmona, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca de continentalidade, maritimidade e geopolítica brasileira no século XXI.

A vasta extensão territorial do Brasil, que corresponde a 47% do território sul-americano, indica a necessidade de segurança das fronteiras com seus países vizinhos, de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, da Secretaria da Receita Federal e das forças armadas.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

     

    Em 2010 foi criado o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), que reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Forças Armadas. Dentre os principais delitos transnacionais e ambientais, o tráfico de drogas e o crime organizado figuram no centro da agenda de operações.

     

    BARBALHO, FERREIRA, MELO. Política de fronteira e Defesa Nacional.

    http://www.defesa.gov.br/arquivos/ensino_e_pesquisa/defesa_academia/cadn/artigos/xii_cadn/politica_de_fronteira.pdf

  • Pode-se encontrar o trabalho de Ronaldo Gomes Carmona em:

     

    http://www.esg.br/images/Compendio_da_Defesa/Dissertacoes/2012;%20Carmona,%20Ronaldo%20Gomes.pdf

     

  • Lógica que eu usei (mongol, mas quero registrar)

    segurançå pública => sim, pra proteger as pessoas na região

    Receita Federal => controlar a entrada de muamba

    Exército => assegurar os limites físicos das nossas fronteiras

    o que estaria errado??? o.O

  • Como fica o art. 144, p. 1o., inciso III, da CRFB/88 ?

  • A vasta extensão territorial limítrofes a outros países faz com que seja difícil o controle, dado o fato de ser também a maior parte localizada em regiões remotas, como a Amazônia. Assim, um dos planos do próximo governo (Governo Bolsonaro) é investir nas forças de segurança pública em regiões de fronteira, fato que deveria ter acontecido há décadas.

  • É de extrema urgência um maior investimento nas polícias de fronteira(PF e PRF).

    Feliz 2019!!!

  • A questão apresenta um texto-base que busca assustar o aluno. O excerto que deve ser julgado, no entanto, é bastante simples e de fácil compreensão.

    Sim, a vasta extensão territorial brasileira dificulta a proteção das nossas fronteiras e exige um esforço integrado dos órgãos governamentais para protegê-las.

    Essa proteção se mostra importante, principalmente, para a manutenção da soberania nacional.

    Resposta: Certo

  • Item correto. As fronteiras brasileiras consistem em mais de 16 mil quilômetros, grande parte deles cortados por rios, florestas, montanhas e lagos, o que dificulta a defesa do território. A leste, são cerca de 7 mil quilômetros de litoral, composto, sobretudo, por praias de fácil acesso, sem grandes acidentes geográficos.Assim, as fronteiras são questão central quando se trata de defesa do território. Tráfico de drogas e de armas, contrabando de mercadorias e proximidade com áreas de atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são alguns dos problemas que preocupam hoje o governo em relação à segurança da região. As fronteiras também geram apreensão do governo quando o assunto é defesa do território e da soberania nacionais contra possíveis ataques de potências estrangeiras em busca, sobretudo, de riquezas naturais. Crisalbert Botelho Ramos

    GRAN CURSOS

  • Boa questão para a PRF...

  • Errei nesse parte final " Secretaria da Receita Federal". Bora pra cima!!

  • Certo.

    A vasta extensão da fronteira territorial brasileira de fato indica a necessidade de um olhar atento de diversos órgãos públicos brasileiros de segurança pública, como a Receita Federal, Forças Armadas, PRF, PF, PC, ABIN etc.