SóProvas


ID
2017654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

País de território misto, marcado a um só tempo pela continentalidade e maritimidade, o Brasil tem, na análise dos clássicos da teoria geopolítica relacionados ao poder naval (Mahan) e na da teoria do poder terrestre (Mackinder), importantes questões para a discussão de uma visão estratégica contemporânea, em um contexto em que há um importante aumento da estrutura política e econômica do país no cenário mundial.


Ronaldo Gomes Carmona. Geopolítica clássica e geopolítica brasileira

contemporânea: Mahan e Mackinder e a “grande estratégia” do Brasil para

o Século XXI. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012 (com adaptações). 

Tendo como referência inicial o trecho do texto de Ronaldo G. Carmona, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca de continentalidade, maritimidade e geopolítica brasileira no século XXI.

Em relação à segurança nacional, as bacias hidrográficas amazônica e do Paraguai são consideradas não prioritárias, em razão de seu isolamento e distanciamento em relação aos grandes centros urbanos do centro-sul do país e também da ocupação rarefeita da população nas regiões onde se situam.

Alternativas
Comentários
  • As bacias hidrográficas amazônica e do Paraguai são fundamentais para segurança nacional, pois muitos países, tentam através dessas bacias, chegar até a amazônia e praticar a biopirataria, roubar os nossos produtos naturais e perturbar os índios, além de disso, muitos traficantes se escondem nesses locais isolados para produzirem drogas. Através das bacias hidrográficas, muitos espiões e traficantes, podem chegar a um país.

     

    Fonte: http://brainly.com.br/tarefa/7337720

     

  • Amazônia legal tem mais de 20 milhões de habitantes

  • Na Bacia do Paraguai, encontra-se a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, um dos principais focos pontenciais de atividades de financiamento ao terrorismo. Além disso, essa bacia concentra grande parte das rotas de tráfico internacional de drogas e de contrabando de armas, e outros produtos.

  • Com todo respeito aos colegas, mas vocês estão com uma informação equivocada sobre a FRONTEIRA da região amazônica. Lembrando que a faixa de fronteira compreende 150km dos limites geográficos.

     

    A região amazônica é naturalmente "intrafegável" e o Plano Estratégico de Fronteira (PEF) de 2010, inclusive, menciona isso. Há a proteção da fronteira, sim, mas o fluxo de segurança e de "locomoção" é bem menos intenso que na região sul, sul matogrossense.

  • Gabarito:Errado

     

    Acredito que o maior erro seja em dizer que não são são bacias  prioritárias em razão de seu isolamento.A Bacia Amazônica é a maior do mundo.Sua importância decorre do papel que os seus rios desempenham na circulação da Região Norte,devido às boas condições de navegabilidade que oferecem.Ela tem cerca de 20.000km de percurso navegável em território brasileiro.

     

     

    A questão peca também em falar da segurança, pois a Bacia do Paraguai é de suma importância devido ao Rio Paraguai ser um rio de navegação internacional e parte integrante da Bacia Platina.Esse rio banha também Paraguai e Argentina.No Brasil a navegação é realizada tanto no Rio Paraguai como nos seus afluentes da margem esquerda:Rio Cuiabá,Rio Taquari,Rio Miranda todos localizados na planície do Pantanal.

     

    Fonte:Geografia do Brasil,Marcos de Amorim Coelho e Lygia Terra,Editora Moderna.

  • não prioritárias...

  • É o contrário. Justamente por conta de seu isolamento e distanciamento em relação aos grandes centros urbanos do centro-sul do país e também da ocupação rarefeita da população nas regiões onde se situam, as bacias hidrográficas amazônica e do Paraguai são consideradas prioritárias para a segurança nacional.

    A proteção dessas bacias se mostra ainda mais importante para a segurança nacional porque elas são alvos de grupos que exploram a pouca fiscalização para explorar a biodiversidade regional (biopirataria). Nessas regiões, também, há vulnerabilidades que facilitam o tráfico de drogas e de armas, o contrabando, dentre outras atividades ilícitas.

    Resposta: Errado

  • A questão acima pede para o candidato que julgue uma afirmação sobre a importância das bacias hidrográficas do Rio Amazonas e do Rio Paraguai para a segurança nacional.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba a localização das duas bacias hidrográficas e sua importância econômica para o país e para a segurança nacional.
    A bacia amazônica, localizada na região Norte do país, tem uma grande importância no sentido da navegação na região. Estima-se que na bacia há mais de 20 mil quilômetros de rios navegáveis, o que facilita o transporte de mercadorias e de pessoas em uma região de difícil ocupação, em razão da extensa floresta amazônica. Além disso, essa potencialidade na navegação faz com que a atividade de biopirataria que envolve tráfico de animais ou a extração de plantas sem consentimento do Estado, seja bastante praticada na região, o que traz preocupação da segurança nacional ao longo dessa bacia hidrográfica.
    Já a bacia do Rio Paraguai, localizada entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, também está presente na Bolívia, Argentina e no Paraguai. É uma bacia de muita importância para o Brasil, uma vez que ela é muito utilizada para o transporte de carga, onde se destaca a hidrovia do Paraguai-Paraná, além de se situar na região centro-sul do país, que se destaca por possuir a maior concentração populacional do país, os maiores índices de urbanização e industrialização e por estar próximo de áreas de fronteira agrícola no Brasil.
    Além dessa importância econômica, a bacia hidrográfica está em regiões fronteiriças no país, onde há um intenso tráfico de drogas, como ocorre na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. Por conta disso, a área também se constitui como região passível de preocupação da segurança nacional brasileira, tendo em vista que essa atividade ilegal se desenvolve por lá.
    Conforme, podemos ver na explicação, as duas bacias hidrográficas possuem significativa importância econômica para o país e são áreas prioritárias para a garantia da soberania e segurança nacional do país.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.