SóProvas


ID
2017663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início do século XIX, o conjunto de pressupostos históricos de sistematização da geografia já havia ocorrido: a Terra já estava toda reconhecida; a Europa articulava um espaço de relações econômicas mundial; havia informações dos lugares mais variados da superfície terrestre, bem como representações do globo, devido ao uso cada vez maior de mapas.

Antônio Carlos Robert Moraes. Apud: Auro de Jesus Rodrigues. Geografia: introdução à ciência geográfica. São Paulo: Editora Avercamp, 2008 (com adaptações)


O neocolonialismo teve forte influência no desenvolvimento do pensamento geográfico europeu durante o século XIX e o início do século XX. A geografia, enquanto ciência a serviço dos Estados nacionais, foi instrumento de poder europeu sob vastas extensões territoriais na África, na América, na Ásia e na Oceania. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) o item que se segue, tendo como referência o texto apresentado.


Os estudos da geografia na França, com uma formação filosófica e social mais humanista, voltavam-se, no período citado, para os estudos das diferenças entre as várias regiões do país e do mundo, com apontamentos das causas do subdesenvolvimento das colônias e da riqueza das metrópoles.

Alternativas
Comentários
  • A geografia humanista é a corrente da geografia que pesquisa as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço com o fim de entender seus vlrs. e comportamentos. O objetivo dos geógrafos humanistas é pesquisar os elementos mais particularmente humanos da relação dos homens com o espaço e o ambiente, que são os vlrs., crenças, símbolos e atitudes.

    Na visão dos geógrafos dessa corrente, como Tuan, se as abordagens humanistas da ciência procuram ser meios de autoconhecimento para o homem, a contribuição particular da geografia nesse trabalho está na pesquisa dos muitos tipos de percepção, vlrs. e atitudes relativos ao espaço e à natureza. Nesse sentido, 2 conceitos fundamentais na geografia humanista são os de espaço vivido e de lugar.

     

    (Fonte: Wikipedia)

  • Contrariamente ao afirmado na questão, a corrente humanista da geografia aponta sobretudo à ressignificação dos espaços e surge após a Segunda Guerra mundial. 

  • Gabarito: Errado

     

    "A geografia francesa no século XIX era pautada no possibilismo geográfico de Vidal de la Blache, e não no humanismo. A Geografia Humanista só foi surgir anos 1970, cerca de cem anos depois. Também está errada a afirmação de que a geografia tradicional francesa estudava as causas do subdesenvolvimento das colônias."

     

    Fonte:  Alexandre Vastella - Estratégia Concursos
     

  • O erro está na palavra humanista, já que a geografia humanista é um fenômeno da última década de 70. Fiquei na dúvida, porém, pois a escola possibilista francesa do séc. XIX acabava por discutir, sim, a diferença entre os povos, incuindo o subdesenvolvimento. A questão é que este não era um foco central e, inclusive, colocava os geógrafos franceses em condição de hipocrisia, já que eles constituíam um império colonizador. Para contornar a situação, alegavam que os povos somente esavam sendo "educados" e que os franceses levavam conhecimento e civilização até eles.

  • Creio que a questão não estava falando da corrente humanista da geografia (do século XX), mas de humanismo num sentido lato ("mais humanista"). De qualquer forma, isto também poderia ser um erro. Além disso, o restante da questão também está errado.

  • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Sobre a Geografia regional francesa e sua relação com o colonialismo julgamos a afirmativa.

    Análise do item:

    Ocorreu justamente o contrário com a escola francesa de Geografia do período sendo um importante instrumento de justificativa do colonialismo chegando a existir nos cursos a cadeira de Geografia Colonial, onde se defendia o direito francês de possuir colônias através das diferenças de desenvolvimento entre estas e a metrópole, sendo o colonialismo defendido por permitir a disseminação de valores da "civilização francesa" para as partes consideradas "selvagens" do mundo. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO