SóProvas


ID
2019649
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais, podemos inferir que

Alternativas
Comentários
  • Inferência => é a conclusão de determinadas ideias contidas no texto

  • Questão de interpretação. .

  • Letra E.

     

     a) as notificações da AIDS e do HIV são obrigatórias e urgentes. - É necessário notificar-se, mas o texto não cita esse caráter obrigatório e emergencial "...aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

     b) o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente. - O crescimento não se mantém para todos, é principalmente nos adolescentes e jovens "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. "

     c)  o adolescente busca a si mesmo e não há constantes flutuações de humor. - O adoslescente busca ao outro, busca se inserir na sociedade "...o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele."

     d) a AIDS passou de uma doença letal a uma condição crônica passível de controle. - Nada é dito no texto sobre isso, é extrapolação, no texto só menciona que a doença pode ficar por longo tempo assintomática, porém há programas de prevenção e controle.

     e) atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs. - Certa, pois sendo os adolescentes o principais sujeitos, com crescimento da doença neles, infere-se que é realmente urgente eles adquirirem capacidade de se proteção.

  • Em momento algum, no texto, aparece DST. Se é inferência textual, deveria haver tal informação no texto. Questão confusa.

  • Resposta E


    "Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Apesar de eu ter achado que a questão extrapolou ao citar DSTs

  • So li a fonte e respondi rs

  • DTS ??? Sério Consulplan ??? 

  • Texto não fala em DST!

  • Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

     

    Gabarito E

  • eu ia de e, mas vi esse dst fiquei com medo kkkkk

  • Cabe recurso pois extrapolou.

  • A pergunta diz: o que se pode INFERIR de acordo com o texto.

    Logo, é a Letra E

  • A questão exige inferência.

    "INFERÊNCIA TEXTUAL: Ocorre quando a banca exige do candidato algo que esteja além do texto. Enunciados que se apresentam como “Deduz-se…”, “Depreende-se…”, “Conclui-se”, “Infere-se”, “O que o autor quis dizer com…” impõem que a resposta correta não seja algo que esteja explícito, mas sim algo implícito – subentendido ou pressuposto. É uma dedução." 

     

    Portanto, o termo DSTs, não necessáriamente, precisa estar expresso no texto.

    ..."fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    O excerto do texto nos permite deduzir / concluir que a prevenção e controle da AIDS também contribuirá para a proteção contra outras DSTs.

     

    Regra básica para questões de interpretação de texto: no comando da questão, saiba diferenciar questões de inferência textual e questões de recorrência textual.

    Recorrência textual: Ocorre quando a banca exige algo que esteja claro no texto. Enunciados que se apresentam como “Segundo o texto”, “De acordo com o texto”, “O autor diz que”… impõem que as respostas estejam explícitas no texto.

     

    Bizu:

    Em uma questão de recorrência textual, com 4 alternativas, vai acontecer o seguinte: uma alternativa estará efetivamente em conformidade com as ideias expostas no texto, e as outras (erradas), para dificultar, serão uma dedução coerente com as ideias do texto.

     

    Fonte (adaptado): Interpretação de textos e semântica para concursos (Marcelo Rosenthal, Lilian Furtado, Tiago Omena, Pedro Henrique), editora Elsevier.

     

  •  b) o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente. - O crescimento não se mantém para todos (OK), é principalmente nos adolescentes e jovens "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem."

    Se é crescente entre os adolescente não se pode inferir que o número total de casos é ascente?

    E mais: sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem - e, sendo assim, o montante de casos de AIDS aumenta.

    Se é pra se inferir, acho que poderíamos inferir que o número de casos de aids se mantém em escala ascendente, crescente etc.

    E mais...
    Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência

    Beleza, se as infecções ocorreram na adolescencia, isso contribuiu para haver um aumento em casos de AIDS (quando se pensa em um cômputo geral)

    Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.

    Beleza tbm e isso favorece o aumento de casos de AIDS de modo que se mantenha em escala ascendente.

     

    Eu coloquei B e fiquei me sentindo burro por errar uma m&%$&¨& de questao dessa, talvez eu seja burro mesmo; mas existem outros trechos do texto que corroboram com minha ideia.

    Eu entraria com recurso e acho que perderia. Questao ruim (minha opiniao).

  • Dsts, Hiv, Aids... Parem de reclamar

  • acho que essa resposta foi muito muito muito além 

  • Felipe,

     

    Até mesmo nas questões de inferência a banca tende a basear cada alternativa em um só trecho do texto, o excerto em questão é: "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes." Ora, pode-se ter ocorrência crescente entre os adolescentes mas que decresce ainda mais acentuadamente entre os mais velhos, levando assim a um decréscimo no valor total.

     

    Nos outros trechos é como eu falei, sua interpretação extrapola demais o que foi pedido.