Marque a opção em que todos os métodos de arquivamento pertencem ao sistema de acesso indireto.
a)Enciclopédico(ideográfico alfabético e direto), Dicionário(ideográfico alfabético e direito), Unitermo(ideográfico numérico e indireto).
b)Alfabético(direto), Numérico(indireto), Alfanumérico(semidireto).
c)Geográfico(direito), Ideográfico Duplex(ideográfico numérico e indireto), Ideográfico Decimal(ideográfico numérico e indireto).
d)Numérico simples(numérico e indireto), Numérico cronológico(numérico e indireto), Alfanumérico(semidireto).
e)Dígito Terminal(numérico e indireito), Numérico Cronológico(numérico e indireto), Ideográfico Decimal(ideográfico numérico e indireto). CERTA.
FONTE CONSULTADA:
Marilena Leite Paes. Arquivo: teoria e prática, 2004.
Existem dois grandes sistemas em relação à ordenação dos documentos de um arquivo:
Sistema direto: abrange métodos que permitem o acesso direto ao documento, ao local de guarda do mesmo, sem o auxílio de índices ou outros instrumentos. São métodos de arquivamento direto:
Método geográfico (sistema direto): os documentos são organizados de acordo com o local de sua procedência, podendo ser dispostos por cidades, Estados ou países;
Método alfabético (sistema direto): utiliza da alfabetação para organizar os documentos e pastas.
Sistema indireto: envolve métodos que tornam necessária a utilização de índices ou códigos para se ter acesso ao documento. São métodos de arquivamento indireto:
Método numérico (sistema indireto):
Numérico simples: as pastas são enumeradas e a identificação de cada número é feita por meio de um índice, denominado onomástico;
Numérico cronológico: neste método, os documentos também são organizados por números, porém a atribuição destes segue uma ordem cronológica;
Dígito-terminal: usado quando há um grande volume de informação. Desta forma, para evitar o trabalho com um número muito extenso, fraciona-se o mesmo em 3 pares e se passa a trabalhar com cada par individualmente, da direita para a esquerda.
Método Ideográfico (sistema indireto): traz a organização dos documentos por assunto. Ex: Pasta “folhas de pagamento”, “registros de ponto”, “escalas de trabalho”, etc. Com o fim de facilitar o arquivamento, é possível utilizar os métodos duplex ou decimal, os quais basicamente consistem na atribuição de códigos e notações numéricas a cada assunto.
Bons estudos a todos!