SóProvas


ID
2020633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Trabalhador de indústria frigorífica deu entrada no ambulatório de medicina ocupacional, queixando-se de inchaço, vermelhidão e dor localizada na extremidade distal do 2º e 3º quirodáctilos esquerdos, que se vem agravando há, aproximadamente, sete dias. Ao exame físico, apresentava lesões localizadas, acompanhadas de hiperemia, edema, vesículas e bolhas, todas dolorosas à palpação. A prescrição médica baseou-se em analgésico e corticosteroide, além do afastamento do trabalho por sete dias corridos.

A hipótese diagnóstica mais provável é que se trate de

Alternativas
Comentários
  • A) Correção: Não se escreve FrostbYte, e sim FrostibIte com "i".

    Frostbite se refere ao congelamento de tecido do corpo - geralmente a pele -, que ocorre quando os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio para as partes do corpo afetadas. O congelamento é mais provável nas partes que estão mais longe do centro do corpo e, portanto, têm menor fluxo sanguine, principalmente os pés, dedos, mãos, nariz e orelhas.  A sensibilidade normal é alterada ou perdida, e as alterações de cor ocorrem nestes tecidos progressivamente, podendo chegar à necrose.

     

    B) O eritema pérnio, perniose ou “frieiras”, são lesões não congelantes da pele, que aparecem preferencialmente nos dedos dos pés e mãos, e áreas expostas da face. Ocorrem com maior frequência em crianças e mulheres e em países com climas frios e húmidos.

    Clinicamente, o eritema pérnio caracteriza-se por placas violáceas que aparecem no inverno. Ao aquecer as lesões, estas adquirem uma cor vermelha mais viva. Existe prurido e ardor intenso. Em alguns indivíduos, com escassa higiene, podem ulcerar-se.

     

    C) A urticária de frio é uma alergia a temperaturas frias. Com urticária de frio, a exposição a temperaturas frias provoca vermelhidão, comichão, inchaço e urticária na pele que tiver estado em contacto com o frio. Sempre que possível, as pessoas com urticária de frio devem evitar a exposição ao ar frio e água fria. Por exemplo, nadar em água fria é a causa mais comum de uma reação grave, em todo o corpo - que pode levar a desmaio, choque e até morte.

     

    D) O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. As manifestações clínicas do fenômeno de Raynaud são causadas pela vasoconstrição (estreitamento) dos vasos sanguíneos (artérias e arteríolas), que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele (isquemia), enquanto a cianose (arroxeamento da pele) é causada pela diminuição da oxigenação nos pequenos vasos sanguíneos (arteríolas e capilares) da pele. A pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés. Algumas pessoas também sentirão a pele pálida e fria em orelhas, nariz, face, joelhos, e qualquer área exposta.

  • Muito rodeio!