SóProvas


ID
2021005
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A prática do psicólogo organizacional é diversificada em pelo menos seis subespecialidades. Em uma delas o psicólogo estuda a formação e o funcionamento dos grupos, comprometimento com os objetivos da instituição, padrões de comunicação entre outros assuntos. Esta subespecialidade é

Alternativas
Comentários
  • comportamento organizacional.

  • RESPOSTA "B"

    Vejamos,

    A pratica do psicólogo organizacional pode ser diversificada. Ou seja, é possível desenvolver muitas atividades nas organizações. Muchinsky divide a área da Psicologia Organizacional em seis ramos ou subespecialidades.

    1. Psicologia de Pessoal: é o ramo mais tradicional da área. O psicólogo concentra-se nos aspectos das diferenças individuais, determinando os requisitos do trabalho, realizando seleção, avaliando o desempenho e treinando o pessoal.

    2. Comportamento Organizacional: a organização determina e é determinada pelos indivíduos e pelos grupos. O psicólogo nesse ramo estuda a formação e o funcionamento dos grupos, os estilos de liderança, o comprometimento com os objetivos da organização, os padrões de comunicação, entre outros assuntos.

    3. Ergonomia: também chamado de Psicologia de Engenharia ou Psicologia dos fatores humanos. Busca compreender o desempenho humano no trabalho associado as relações estabelecidas pelos sistemas homem - maquina.

    4. Aconselhamento de Carreira e Vocacional: esse ramo preocupa-se com a integração da pessoa com o trabalho, visando a satisfação do trabalhador. O aconselhamento e utilizado para ajudar a pessoa a escolher atividades compatíveis com suas habilidades e interesses.

    5. Desenvolvimento Organizacional: nesse ramo busca-se a eficiência da organização por meio do diagnóstico de seus problemas e o planejamento de mudanças. Envolve modificações no sistema psicossocial, no sistema técnico e nos procedimentos de trabalho.

    6. Relações Industriais: diz respeito aos problemas das relações entre empregados e empregadores. O psicólogo deve conhecer a legislação trabalhista, interagir com sindicatos e intermediar as negociações entre os segmentos da forca de trabalho.

    http://www.geocities.ws/aurilenepc/Webquest/conceitos.htm