SóProvas


ID
2021971
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

TEXTO 07
“Amos Genish, ex-presidente da GVT e atual presidente da Vivo, fez uma declaração polêmica durante o evento de telecomunicações ABTA 2015. O executivo comparou o WhatsApp a uma operadora de telefonia pirata e afirmou que a Vivo jamais ofertaria algum plano que diferenciasse o tráfego de dados do aplicativo, como estão fazendo as concorrentes.
O argumento é que o WhatsApp usa os números da própria operadora para oferecer ligações por VoIP e, sendo assim, não paga o Fistel. Mas, até onde sei, o WhatsApp não mantém uma rede de telefonia própria, e a portabilidade numérica começou no Brasil em 2008. Desde então, os números deixaram de ser propriedade de determinada operadora e passaram a ser do próprio cliente. [...]”
(BRAGA, Lucas. Vivo, você está sozinha nessa guerra contra o WhatsApp. Disponível em:<https://tecnoblog.net/183032/vivo-guerra-whatsapp/> . Acesso em: 16 fev. 2016.) 

A recomendação H.323, da ITU, especifica os protocolos de sinalização e controle das ligações de uma comunicação VoIP. Ela é composta por um conjunto de recomendações/protocolos.
Assinale, entre as alternativas, a seguir, aquela INCORRETA a respeito das referidas recomendações.

Alternativas
Comentários
  • Letra c. O responsável pelo RAS é o H.225. H.225 (RAS): se comunica com o gatekeeper, sendo responsável pelo registro, admissão e status dos equipamentos de rede. As mensagens RAS podem ser trocadas entre os gatekeepers e os terminais, gateways e MCU (descrita ainda nesta seção). A troca de mensagens RAS também ocorre entre gatekeepers de zonas distintas.
  • ·         H.225. - Registro, Admissão e Status (RAS) -   Realiza a DESCOBERTA DO GATEKEEPER na rede com a utilização de mensagem em Broadcast. Dessa forma, a palavra chave deste protocolo é AUTENTICAÇÃO.

    ·         H.225 Call Signaling / Q.931 - usado entre duas entidades para estabelecer a comunicação.

    ·         H.245 - Controle Comunicação Multimídia, que descreve as mensagens e procedimentos utilizados para troca de capacidade, abertura e fechamento de canais lógicos para áudio, vídeo e dados, controle e indicações.

    ·         H.235 - Descreve a segurança dentro da H.323, incluindo segurança tanto para sinalização como para mídia.

    ·         H.239 - Descreve o uso de DUPLA TRANSMISSÃO em videoconferência, geralmente um para vídeo ao vivo, o outro para imagens estáticas.

    ·         H.450 - Descreve vários serviços suplementares.

    ·         H.460 - Define extensões opcionais que podem ser implementadas por um nó de extremidade ou um Gatekeeper, incluindo as Recomendações UIT-T H.460.17, H.460.18 e H.460.19 para passagem de tradução de endereço de rede (NAT) / Firewall (FW).

  • Complementando:

    H.261 é uma recomendação publicada pela ITU (International Telecommunication Union) que descreve métodos de codificação e decodificação para imagens móveis a ser utilizada em transmissões por rede a taxas de p x 64 kbit/s, onde p tem valor entre 1 e 30. As recomendações da ITU de H.260 a H.279 dizem respeito a codificação de vídeo.

    H.248, também conhecido como protocolo Megaco, é um padrão desenvolvido cooperativamente entre o ITU e a IETF para permitir que um Media Gateway Controller (MGC) desempenhe seu papel em um media gateway (MG). Competindo com outros protocolos como o MGCP e MDCP, é considerado um protocolo complementar ao H.323 e ao SIP, no qual o MGC controla os MGs via H.248 mas comunicará com outro via H.323 ou SIP.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/H.248

    Bons estudos!