Gabarito: Letra E.
Angina Instável
A angina instável (Al) é definida como uma síndrome clínica situada entre a angina estável e o infarto agudo do miocárdio (IAM).
EVOLUÇÃO CLÍNICA
Os pacientes com angina instável evoluem para infarto agudo do miocárdio em cerca de 10% dos casos e, mesmo quando são tratados adequadamente, este número fica em torno de 4%.
Hipertensão Arterial Sistêmica-HAS
Definição
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais (VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, 2010).
Angina Instavel
A SCA- a Sindrome coronariana aguda sao tres situacoes em que ocorre uma hipoperfusao miocardica corresponde a tres situacoes:
IAM com supradesnivelamento do segmento ST
IAM sem supradesnivelamento do segmento ST
Angina Instavel.
A SCA eh uma situacao clinica grave e precisa de rapida intervencao. A HAS eh um fator de risco para SCA, esta ultima nao esta relacionada
diretamente a DRC terminal.