SóProvas


ID
2022175
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o CPC 03, a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Lei 6404
     

    Art. 188.  As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo:

    I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:

            a) das operações;

            b) dos financiamentos; e

            c) dos investimentos

    bons estudos

  • Conforme o CPC 03 (DFC) e aspectos conceituais, a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento

    Atividade operacional (FCO): “montante dos fluxos de caixa é o indicador-chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para: amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. São as principais atividades geradoras de receita da entidade”. São explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa".

    Atividade de investimento (FCI): “referente à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa”. São os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas".

    Atividade de financiamento (FCF): “resulta em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade”. São os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros".

    ➤ Resolução:

    Obs.: As letras A, B, C e D contêm itens estranhos à DFC.

    Por fim, a alternativa que apresentas os componentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento é:

    Gabarito: Letra E.