SóProvas


ID
202243
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em fevereiro de 2010, os presidentes dos países da América Latina e do Caribe aprovaram, em Cancun, no México, a criação de novo bloco para representar todas as nações da região. O organismo se chamaria, temporariamente, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, devendo iniciar suas atividades a partir de julho de 2011. O bloco terá entre seus princípios promover o respeito ao direito internacional e à igualdade dos Estados, evitar o uso de ameaça de força e trabalhar a favor do meio ambiente na região. Além disso, o organismo deverá promover a integração política da região e o diálogo com outros blocos. (OESP, 23/2/2010)

Considere as afirmações:

I. O novo bloco excluiu os EUA e o Canadá e ainda não incluiu Honduras.

II. Cuba não aceitou participar do bloco porque foi aceita como membro da OEA em 2009.

III. As lideranças presentes concordaram com a criação do novo bloco regional, mas divergiram sobre se ele deve ou não substituir a OEA, que para alguns é um organismo incapaz de resolver as disputas regionais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A primeira assertiva está correta. Os EUA e o Canadá não estão incluídos na CALC, assim como Honduras. O fato dos EUA e Canadá não participarem do bloco denota simbolicamente uma contraposição à OEA e demonstra a crescente voz no cenário internacional dos países em desenvolvimento. Honduras, por sua vez, ainda não foi incluída no bloco em virtude da recente controvérsia política ocorrida em seu território.

    A segunda assertiva está errada. Cuba faz parte da CALC, não tendo retornado à OEA, apesar de ter sido revogada a decisão que a havia suspendido dessa organização internacional.

    A terceira assertiva está correta. Há divergências quanto ao fato da CALC ser ou não capaz de suplantar a OEA. A posição da Venezuela e da Bolívia, por exemplo, é no sentido de que a OEA não é capaz de solucionar conflitos regionais


     

    Comentários do professor Ricardo Vale, Ponto dos Concursos.

  • A Cúpula de Unidade da America Latina e do Caribe aprovou nesta terça-feira, 23, em Cancún, no México, a criação da comunidade dos Estados latino-americanos e caribenhos. O grupo, que não conta com a presença de EUA e Canadá, reúne 24 países da América Latina. O novo organismo assumirá o 'espólio' do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC). O nome definitivo do grupo será definido ao longo de sua consolidação. As próximas reuniões acontecerão na Venezuela, em 2011, e no Chile, em 2012.
    O órgão buscará promover a cooperação entre os membros por meio de mecanismos regionais e tem como princípios o respeito ao direito internacional, à igualdade soberana das nações, a promoção da democracia e dos direitos humanos e a oposição ao uso da força. 
    Até que se constitua em sua totalidade o novo organismo, a cúpula de unidade será um "foro unificado", que preservará o Grupo do Rio e a Cúpula da América Latina e do Caribe sobre
    Integração e Desenvolvimento (CALC).
    www.estadao.com.br
  • Acredito que o pessoal se atarantou.

    Esta reunião em 02/2010 foi efetivamente da CALC, - II Cúpula da Unidade em Riviera ; na qual foi criada Comunidade dos Estados Latino-Americano e Caribenhos (CELAC), na III CALC (na Venezuela) que se completou o processo de constituição. CELAC tem por objetivo é promover a convergência das agendas da CALC e do Grupo do Rio (Declaração de CARACAS).  A CELAC possui 33 membros não tem personalidade jurídica.

    A primeira Cúpula da CELAC foi em 2013 em Santiago

    Obs: há uma confusão em afirmar que a primeira cúpula foi em Caracas, na verdade naquela ocorreu a III CALC.

    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/i-cupula-de-estados-latino-americanos-e-caribenhos-celac-declaracao-de-santiago

    A II está errada, tanto que neste ano de 2013, Cuba exerce a presidência pro-tempore da CELAC.

    A I estaria errada também, pois atualmente Honduras faz parte da CELAC