SóProvas


ID
2022616
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro possui vários tipos de florestas e de vegetação arbustiva e herbácea. São exemplos de formações arbustivas:

Alternativas
Comentários
  • Vegetação arbustiva e hebarcia no Brasil temos: cerrado e caatinga.

  • d) Cerrado e Caatinga

     

     

    Formações arbustivas e herbáceas

     

    Cerrado (Savana do Brasil) - Vegetação do Brasil Central. Clima tipicamente tropical. Vegetação  constituída de pequenas árvores retorcidas, de casca grossa e folhas coriáceas, e de gramíneas. Exemplos: Capim-flecha e o barba-de-bode. 

     

    Caatinga (Mata branca) - Vegetação típica do clima semi-árido, Nordeste. Plantas típicas do clima seco, com períodos prolongados de falta de água, as xerófitas. Exemplos: Cactáceas, juazeiro, xique-xique e mandacaru.

     

    Campos (Estepes do Brasil) - Vegetação típica do sul do Rio Grande do Sul, clima subtropical. Constituídos de gramíneas, formando imensas pastagens ocupadas com a criação de gado.

  • O cerrado e a caatinga são formações predominantemente arbustivas e herbáceas. A Mata dos Cocais, a Mata de Araucárias, a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são formações predominantemente florestais. Nos campos predominam as gramíneas (herbáceas).


    Gabarito: D

     

    ___X___

     

    A relação do clima com o solo definirá a altura das plantas, a forma das folhas, a espessura dos caules, a fisionomia geral da vegetação etc., sendo, portanto, aspectos importantes na definição de um bioma. Temos, então, a seguinte classificação de características para as espécies vegetais:


    Quanto à folhagem:


    latifoliadas: plantas de folhas largas e grandes, que permitem intensa transpiração; são geralmente nativas de regiões muito úmidas, como as da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica;


    aciculifoliadas: possuem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros da Mata de Araucárias. Quanto menor a superfície das folhas, menos intensa é a transpiração e maior é a retenção de água pela planta;


    perenifólias: plantas que apresentam folhas durante o ano todo, como as da Floresta Amazônica;


    caducifólias, decíduas ou estacionais: plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas do ano, como as da Caatinga;


    Quanto à umidade:


    higrófilas: plantas, geralmente perenes, adaptadas a muita umidade, como como as da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica;


    tropófilas: plantas adaptadas a uma estação seca e outra úmida, como as do Cerrado;


    xerófilas ou xerófitas: plantas adaptadas à aridez, próprias de ambientes com pouca umidade, como as da Caatinga;


    Quanto ao porte:


    arbóreas: formações vegetais nas quais predominam as árvores, plantas com um tronco principal de madeira, que é o tecido lenhoso, através do qual são conduzidos os sais minerais e a água até as folhas;

     

    arbustivas: formações vegetais constituídas por plantas com tecido lenhoso, mas sem um tronco principal e com ramificações desde a base;


    herbáceas: formações vegetais de plantas sem tecido lenhoso, geralmente de pequeno porte ou que vivem próximo ao solo, como as ervas, gramíneas e musgos.

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • CERRADO: vegetação encontrada nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal. É comparada às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos.

    CAATINGA: Encontrada na região nordeste, e em menor escala, no sudeste do Brasil, a caatinga brasileira, se desenvolve nos locais que apresentam clima tropical semiárido e reúne uma vegetação predominantemente arbustiva, com presença de cactos e plantas xerófilas, adaptadas aos climas secos. Esse tipo de vegetação também é encontrada em outros países da América, Europa, Ásia e África, a qual recebe o nome de “estepe”.