-
GABARITO: letra D
" A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!"
(Fonte: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013)
-
GABARITO LETRA D.
É UM TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO HÍBRIDO, POIS COMBINA DOIS TIPOS NA MAIORIA DAS VEZES COMBINA O TIPO PROJETOS COM OUTRO. CADA EQUIPE TRABALHA COM DOIS COMANDO SIMULTANEAMENTE. TEM COMO PRINCIPAL CARACTERISTICA O COMPROMETIMENTO DO PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO EXISTENTE NA ESTRUTURA LINEAR.
#JESUS EU TE AMO
-
Matricial= vai combinar funcional com uma estrutura HORIZONTAL
Lembrando que não há hierarquia entre chefias.
-
Tenham sempre em mente que a estrutura matricial é DUAL.
-
LETRA D CORRETA
Matricial : resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.