SóProvas


ID
2023174
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Abraham Maslow desenvolveu diversos trabalhos que passaram a ser a base de outras Teorias de Motivação. Um dos pressupostos que defendeu é que:

Alternativas
Comentários
  • a) Teoria Contigencial

    b) Modelo contigencial de Vroom

    c)  teoria dos dois fatores de Herzberg

    d)  Teoria ERG

    e) Maslow

     

    Material de uma questão dissertativa acerca da teoria contigencial que achei na net; resumida mas ajuda a gravar conceitos macros:

     

    Teorias Contigenciais da liderança partem da pressuposto de que para cada situação deparada haverá um estilo de liderança adequado para tal. Exemplificando os principais modelos dessa abordagem enumera-se o de Fiedler abordando que controle depende do estilo de liderança e dp grau de controle proporcionado pela cituação; O da Teoria do Caminho Meta, de House, também conhecido como Caminhos-Objetivos esclarecendo os caminhos que os seguidores deverão tomar para atingir determinados objetivos no trabalho com vistas a reduzir obstáculos e barreiras à execução dos objetivos. Eleca-se, também, A Teoria Situciacional de Hersey e Blanchard, a qual enfoca os liderados e o grau de maturidade de cada um. E, por fim, o continuum de Tannanbaum e Schimit comparando comportamento entre dois extremos, sendo o primeiro foco no administrador e poder de autoridade para liderar já, por outro lado, foco nos liderados ao receber delegações para trabalhar livremente em tarefas delineadas.

  • Só pra completar a resposta de marco almeida, a letra 'd' se trata da Teoria das Necessidades Adquiridas de Mc Clelland. A Teoria ERG (ou ERC) seria se os três fatores fossem Existência, Relacionamento e Crescimento (O 'G' é do inglês Growth).

    Já a letra 'b' tem mais a ver com a Teoria da Expectância de Vroom.

  • Corrigindo o comentário do marco almeida, a letra D se refere a teoria da necessidade adquirida, do McClelland

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • LETRA - E

    A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. 

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.

    No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades. Assinalemos a alternativa que remete a ela corretamente.

    A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.

    Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Dito isso, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte: 

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.