-
Gabarito A é o "menos pior", pois o conceito do tópico proposto é bem divergente e certamente não é esse:
Ribas (2014): primeira diferença que devemos entender entre o treinamento e o desenvolvimento é o espaço temporal. Ou seja, o treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente.
Já o desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente. Entretanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem.31
No nível organizacional, temos a aprendizagem organizacional, que é o desenvolvimento de uma cultura voltada para o constante melhoramento das pessoas, de modo a sempre inovar e encarar novos desafios.
-
Treinamento: relacionado com a função que será exercida em curto prazo. Atividade pontual. Ex: ensinar um operador de caixa as funções básicas de sua atividade
Desenvolvimento: Atividade com intervalos constantes, ou seja, o colaborador irá sempre passar por alguns momentos de aperfeiçoamento; Visa atividades a longo prazo; Prepara o colaborador para novas atividades. Ex: Empresas que investem em cursos de informática para seus funcionários, pois visam, modernizar seus serviços.
-
Erro na D:
Treinamento e desenvolvimento são atividades do RH e não da alta cúpula. O treinamento e o desenvolvimento até podem ser feitos por intermédio de um agente do nível tático/operacional.