SóProvas


ID
2023612
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O traumatismo raquimedular (TRM) é uma condição que, dependendo da gravidade, causa alterações significativas na vida do paciente e de sua família. A abordagem de reabilitação inicial inclui todas as intervenções terapêuticas durante os estágios crítico e agudo, objetivando prevenir complicações secundárias e preparando o paciente para participar totalmente da reabilitação.

Uma das complicações possíveis e a respectiva intervenção são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações da função motora, sensitiva e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos).

     

    As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/ccs/principais_complicacoes_traumatismo_raquimedular.pdf

  • Não concordei com o gabarito... Vou tratar pneumonia com exercícios inspiratórios???? Creio que seria letra B

  • Tb não concordo parcialamente com o gabarito, de fato 50% das complicações que ocorrem em TRM, é a pneumonia,mas não é o causo de exercicios inspiratórios, e sim pela falha no atendimento precoce... higiêne bronquica, broncoaspiração, redução da efetividade de tosse, e do clearence das secreções dependo do nível da lesão!!!

  • Certeza que seria a letra B galera, quem tem contato com esses pacientes sabe que é o principal acomentimento e uma terrível complicação.