SóProvas


ID
2023672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O edema agudo dos pulmões é uma das principais causas de insuficiência respiratória, na qual se faz necessário o uso de suporte ventilatório.

O uso do CPAP (pressão contínua nas vias aéreas) no auxílio do tratamento da insuficiência cardíaca congestiva resulta nas seguintes alterações hemodinâmicas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Insuficiência cardíaca (IC) – Síndrome clínica que resulta de uma disfunção cardíaca estrutural ou funcional, na qual o coração se torna incapaz de suprir a demanda metabólica. O edema agudo pulmonar cardiogênico (EAPC) se caracteriza pelo aumento do fluido extravascular causando depressão na complacência respiratória e conduz ao incremento da resistência das vias aéreas.

    Por fornecer uma pressão constante durante a inspiração e a expiração, o modo CPAP aumenta a capacidade funcional residual e abre os alvéolos colapsados ou pouco ventilados, diminuindo assim o shunt intrapulmonar e, consequentemente, melhorando a oxigenação. A VNI também interfere na pressão transmural do ventrículo esquerdo, reduz a pós-carga e melhora o débito cardíaco.