SóProvas


ID
2023696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A paralisia de plexo braquial obstétrica ocorre em decorrência de uma torção nas raízes dos nervos cervicais, causada por tração excessiva da cabeça do neonato no momento do parto. As lesões resultantes de tal manobra irão seguir padrões classificados como: Erb-Duchenne e Dejerine-Klumpke.

As características principais do padrão Erb-Duchenne são

Alternativas
Comentários
  • A paralisia braquial alta ( C5 / C6 ), superior ou de Erb-Duchenne corresponde a 75% dos casos. Aqui, o membro superior está flácido e rodado internamente , o antebraço pronado e o ombro não abduz ativamente , o cotovelo em extensão completa ou levemente fletido ( C7 ), o punho pode estar fletido assumindo a clássica postura de garçom pedindo gorgeta. O membro toma atitude de imobilidade junto ao tronco e quando solto cai ao longo do corpo. O reflexo de Moro está assimétrico, o bicipital ausente e o de preensão palmar preservado. A sensibilidade tátil e dolorosa é normal no antebraço e mão e não há fenômenos vasomotores na extremidade.

  • Tipo                                               Raízes                                                 Manifestações

    Erb-Duchenne (paralisia alta)    C5 a C7=         Braço acometido sem movimento, ao lado do corpo, com o ombro rodado internamente, cotovelo estendido e punho ligeiramente fletido.Perda da abdução e da rotação externa do braço. Incapacidade para a flexão do cotovelo e supinação do antebraço. Ausência do reflexo bicipital e de Moro no lado acometido. Preservação da força do antebraço e da capacidade de preensão da mão. Possibilidade de deficiência sensorial na face externa do braço, antebraço, polegar e indicador.

    Klumpke (paralisia baixa)           C8 e T1=          Flexão do cotovelo e supinação do antebraço.Acometimento dos músculos da mão com ausência do reflexo de preensão palmar. Reflexo bicipital e radial presentes. Síndrome de Horner (ptose palpebral, enoftalmia, miose, e anidrose facial) quando há envolvimento das fibras simpáticas cervicais e dos primeiros nervos espinhais torácicos

    Completa                                       C5 a T1=         Membro superior acometido flácido com todos os reflexos ausentes.