SóProvas


ID
2023987
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Sobre o uso do termo “cultura” na educação física atualmente, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A abordagem desenvolvimentista de educação física não se propõe a tratar da cultura, não podendo, portanto, ser responsabilizada por algo que ela não pretende realizar. Há clara manifestação nesta concepção de que o “movimento” é o objeto de estudo e aplicação da educação física.
( ) A abordagem construtivista‐interacionista na educação física apresenta‐se com vertentes da pedagogia humanista, fazendo críticas à exacerbada racionalidade e técnica presentes na área. A principal premissa desta abordagem se dá na desconsideração tradicional da cultura infantil para se alcançar o aprendizado de conceitos teóricos de forma disciplinadora, tão importante para a escola de hoje.
( ) A abordagem crítico‐superadora se inspira no materialismo histórico‐dialético de Karl Marx, tendo a expressão e a cultura corporal como linguagens universais. Conhecimento este que deve ser reproduzido fielmente pelos alunos a fim de que possam compreender e reproduzir a realidade de forma concreta dentro de uma visão de totalidade, como algo dinâmico e sem transformações de classes.
( ) A abordagem crítico‐emancipatória pauta‐se nas considerações das ciências humanas e sociais para melhor compreensão e atuação na área. Ao fazer uso da teoria da antropologia, diz que o movimento deve ser interpretado como um diálogo entre o ser humano e o mundo, uma vez que é pelo seu “se‐movimentar” que ele percebe, sente, interage com os outros, forma sua cultura e atua na sociedade.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • ( v) A abordagem desenvolvimentista de educação física não se propõe a tratar da cultura, não podendo, portanto, ser responsabilizada por algo que ela não pretende realizar. Há clara manifestação nesta concepção de que o “movimento” é o objeto de estudo e aplicação da educação física. Go Tani e Manoel autores da tendência desenvolvimentista, tem como princípio o movimento como meio e fim da educação física.

    (f ) A abordagem construtivista‐interacionista na educação física apresenta‐se com vertentes da pedagogia humanista, fazendo críticas à exacerbada racionalidade e técnica presentes na área. A principal premissa desta abordagem se dá na desconsideração tradicional da cultura infantil para se alcançar o aprendizado de conceitos teóricos de forma disciplinadora, tão importante para a escola de hoje. Através da prática se faz a construção do conhecimento.

     ( fA abordagem crítico‐superadora se inspira no materialismo histórico‐dialético de Karl Marx, tendo a expressão e a cultura corporal como linguagens universais. Conhecimento este que deve ser reproduzido fielmente pelos alunos a fim de que possam compreender e reproduzir a realidade de forma concreta dentro de uma visão de totalidade, como algo dinâmico e sem transformações de classes. Toda abordagem crítica, trabalha para que o ser transforme a humanidade e não se adapte.

     ( v) A abordagem crítico‐emancipatória pauta‐se nas considerações das ciências humanas e sociais para melhor compreensão e atuação na área. Ao fazer uso da teoria da antropologia, diz que o movimento deve ser interpretado como um diálogo entre o ser humano e o mundo, uma vez que é pelo seu “se‐movimentar” que ele percebe, sente, interage com os outros, forma sua cultura e atua na sociedade. Elenor kunz, vem dizer que o aluno é o próprio ator para o ensino aprendizagem, sendo sujeito de encenações.